domingo, 30 de janeiro de 2022

ENTRETENDO - EDIÇÃO DE DOMINGO

Meu cajueiro - Humberto de Campos 

Aos treze anos da minha idade, e três da sua, separamo-nos, o meu cajueiro e eu. Embarco para o Maranhão e ele fica. Na hora, porém, de deixar a casa, vou levar-lhe o meu adeus. Abraçando-me ao seu tronco, aperto-o de encontro ao meu peito. A resina transparente e cheirosa corre-lhe do caule ferido. Na ponta do ramo mais alto abotoam os primeiros cachos de flores miúdas e arroxeadas, como pequeninas unhas de criança com frio.

 - Adeus, meu cajueiro! Até à volta!

Ele não diz nada, e eu me vou embora.

Da esquina da rua, olho ainda, por cima da cerca, a sua folha mais alta, pequenino lenço verde agitado em despedida. E estou em S. Luís, homem-menino, lutando pela vida, enrijando o corpo no trabalho bruto e fortalecendo a alma no sofrimento, quando recebo uma comprida lata de folha acompanhando uma carta de minha mãe: "Receberás com esta uma pequena lata de doce de caju, em calda. São os primeiros cajus do teu cajueiro. São deliciosos, e ele te manda lembranças." (Memórias)

SEMELHANÇA - Quem fez mudança de casa quando era criança tem uma história para contar muito parecida com a do escritor acima. Os pés de árvores também nos deixam saudades.

CARTILHA

Mãe, a vida, foi você quem me deu
E a cartilha me fez entender
Tudo o que eu sou, o que eu tenho, o que eu sei
Mãe, eu devo a você (The Fevers)

AS CARTILHAS E A VIDA - Provavelmente o poeta tenha aludido àquela cartilha que ensinava a ler, escrever e contar. Inevitavelmente um manual não trazer pitadas de educação para a vida.

É bom registrarmos também que a escola sempre teve o objetivo primeiro o ensinar. O educar vem por consequência.

VOLTA DO LATIM  - As consoantes

As consoantes dividem-se em mudas: b, c (k q), d, f, g, p, t,  e líquidas: l, r, m, n. Há ainda a sibilante s. X é letra dúplice que se pronuncia cs; Z é letra grega, também dúplice, que vale por d acompanhado por s brando. (Grammatica latina, de José Ladislau Peter)

Por hoje é só. Domingo tem mais latim.

Nenhum comentário:

DEZESSETE

A medição do que falta para a sangria da barragem de Umari continua. Agora faltam dezessete centímetros.  Parece pouco, mas falta muita água...