domingo, 15 de outubro de 2023

DOMINGO

ORIGEM DE ALGUMAS PALAVRAS

Babel - Palavra síria cujo significado é confusão.

Segundo a Bíblia, os homens após o dilúvio, tentaram a construção de uma torre que alcançasse o céu, a fim de nela se refugiarem, caso o dilúvio se repetisse. Deus, que prometera não mais mandar novo dilúvio, ofendeu-se diante dessa falta de confiança, e castigou-os, confundindo-lhes as línguas. Ninguém mais se entendia. Os construtores debandaram e a torre ficou inacabada.

Bacanal - Do latim bacchanalia, festa pagã em honra de Bacus. 

Diz-se bacanal, de uma festa em que o deboche e o barulho atingem o auge. 

Bacharel - Era termo militar na Idade Média - significava aspirante a cavaleiro, por falta de idade para seguir para a guerra. Por extensão mais tarde bacharel veio significar quase doutor. (Dicionário da origem e da evolução das palavras, de Luiz A. P. Vitória).

ECLIPSE ANULAR

Dizem os estudiosos que o eclipse solar de ontem foi anular, pois não escureceu.

GALINHAS DORMIRAM CEDO

Os mais velhos que eu testemunharam que houve um eclipse que as galinhas procuraram os poleiros cedo.

VERDADE

Não sei e isso é verdade, mas testemunhei um eclipse solar, pela manhã - pelo menos antes do meio-dia - o que ainda me lembro. 

FIM DO MUNDO

O dia ficou escuro parcialmente que parecia que estava anoitecendo. Isso eu vi e muitas pessoas diziam que já era o fim do mundo. Não fiquei preocupado porque estava ao lado de meu pai, minha mãe e meus irmãos mais velhos. 

EDUCADORES

Aliás, temos na terra nossos pais que nos corrigem e, no entanto, os olhamos com respeito. Com quanto mais razão nos havemos de submeter ao Pai de nossas almas, o qual nos dará a vida?

Os primeiros nos educaram para pouco tempo, segundo a sua própria conveniência, ao passo que este o faz para nosso bem, para nos comunicar sua santidade. (Livro de Hebreus, 12, 9-10)

Nenhum comentário:

VOLTA DA CHUVA

Agora, antes das duas da tarde, chove, depois do último registro no dia primeiro deste mês. É o alimento dos pequenos e grandes barreiros.  ...