terça-feira, 10 de novembro de 2009

PREFEITA TOMA MEDIDAS PARA GARANTIR O PAGAMENTO DO DÉCIMO TERCEIRO A TODOS OS FUNCIONÁRIIOS

Acabou agora há pouco, uma reunião entre a prefeita Maristela e o vice-prefeito Manezinho com os secretários e funcionários do quadro de cargos-comissionados da Prefeitura de Upanema. A reunião foi convocada pela prefeita Maristela e teve o objetivo de mostrar a dificuldade que passa o município de Upanema, em virtude da crise financeira que afetou todos os municípios do Brasil.

Maristela explicou que as constantes quedas de arrecadação provocaram a perda, até o mês de outubro, de mais de um milhão de reais dos cofres do município. “Isso dificulta a administração de qualquer município do porte de Upanema”, afirmou. Ela explicou que a situação atual preocupa, pois os municípios não têm previsão de quanto poderá vir de recursos nos dois meses que faltam. Essa indefinição fez com que a prefeita tivesse a atitude prudente de comunicar aos cargos-comissionados que existe a possibilidade do não pagamento do décimo terceiro salário no ano de 2009. “Poderíamos estar aqui prometendo e quando fosse no final do mês, não pagar. Isso eu não faço!”, disse a prefeita. Outra solução, segundo a prefeita, seria demitir, mas esta hipótese está fora de cogitação. Upanema tem um dos menores números de cargos-comissionados da região, contando com os secretários, o índice não atinge 10% da folha. “O município precisa e, vocês precisam. Eu entendo o que uma demissão causa numa família. Farei o máximo pra que isso não ocorra!”, afirmou.

Para que atitudes como as demissões não ocorram, a prefeita pediu a compreensão para algumas medidas que serão tomadas nos próximos dois meses. Uma delas será o corte na gratificação de todos os cargos-comissionados. Outra importante medida de contensão de gastos será a redução no número de viagens dos veículos da frota municipal. “Vamos continuar mantendo os serviços básicos como saúde e educação, mas as viagens de outras áreas deverão ser revistas”, informou.

O Controlador Geral do município, Gilvandro Fernandes, pediu para que todos fizessem sua parte, no sentido de economizar, principalmente em água e luz. Segundo ele, o município já conseguiu economizar muito depois de algumas atitudes tomadas pela prefeita Maristela, mas precisa economizar mais.

Com relação ao pagamento do décimo terceiro, Gilvandro se mostrou otimista. Ele acredita que amanhã, teremos o depósito de uma boa parcela do ISS, permitindo que a primeira parcela do décimo seja paga agora em novembro e o depósito do 1% destinado aos municípios para pagamento do décimo em dezembro complemente a outra parcela.

O secretário de Turismo e Comunicação Anaximandro Eudson, sugeriu que fosse feito e repassado para todos os secretários, um diagnóstico de todos os gastos com energia, água e telefone de todos os prédios públicos do município, para que fossem estabelecidas metas de redução de gastos. A prefeita Maristela acatou a sugestão e logo será enviado os dados para todos os secretários.

No final, todos os presentes mostraram-se compreensíveis, com as medidas tomadas pela prefeita. O sentimento foi de que as medidas são amargas, mas necessárias e com o objetivo de evitar conseqüências maiores no futuro. “Acredito que todos compreenderam que eu não gostaria de estar comunicando essas medidas nesse momento. É claro que gostaria de estar anunciando boas notícias, mas a realidade é essa. Vamos torcer pra que tudo dê certo, pois o município é quem sai ganhando”, comentou Maristela.

FONTE: SECRETARIA DE TURISMO E COMUNICAÇÃO – ASSESSORIA DE IMPRENSA

Nenhum comentário:

QUADRINHAS POPULARES

Aritmética O nove dizia ao seis, Direito como o bambu: - Segundo a lei da contagem Eu valho mais do que tu. O seis, que não era idiota, Ouvi...