domingo, 8 de janeiro de 2012

A INDISCRIÇÃO

Ser discreto é segredo do bom viver. A indiscrição é, de todos os defeitos, o mais notado à primeira vista.
 
Há pessoas com as quais evitamos palestrar, por serem indiscretas. A propósito, ouvi contar há pouco tempo uma história que vale a pena ser repetida aqui.
 
Havia um senhor já bem idoso que tinha ojeriza pelas pessoas indiscretas.Certa vez, conversava ele com uma senhorita, quando esta lhe feita à queima-roupa a seguinte pergunta:
 
- Quantos anos tem o senhor?
O velho respondeu, dissimulando a raiva:
 
- Não sei, senhorita. Mas já sou bastante idoso. Imagine, sou do tempo em que era falta de educação perguntar a idade dos outros.

(Henrique Ricchetti)

O texto acima foi extraído de um dos meus livros velhos. Apesar de pequeno, é um belíssimo texto.Ele toca num assunto delicado: a indiscrição. Pessoas indiscretas temos aos montes. São perguntas dos mais variados tipos. A mais básica é a da idade. As pessoas indiscretas não têm a capacidade da empatia (estar no lugar do outro). Elas não imaginam que pessoas podem fazer a mesma pergunta a elas.

Quanto a mim, não ligo se alguém pergunta a minha idade. Quando alguém o faz, eu respondo: tenho 46, mas gostaria de ter 60, para ter conhecido meu avô.


Nenhum comentário:

QUADRINHAS POPULARES

Aritmética O nove dizia ao seis, Direito como o bambu: - Segundo a lei da contagem Eu valho mais do que tu. O seis, que não era idiota, Ouvi...