domingo, 22 de janeiro de 2012

PRA QUÊ O DICIONÁRIO?

Nas nossas aulas diárias, frequentemente sou surpreendido com perguntas que nem sempre sei responder ou nem devo. "Pra quê o dicionário" é uma das perguntas que não costumo respondê-las quando vem de um aluno do Ensino Médio, quando empresto um dicionário na hora da aula, num exercício ou leitura de texto. Costumo devolver a pergunta: "Pra quê serve um dicionário?"

Sua principal, senão a única função dele é a consulta de palavras sobre a qual não sabemos seu significado. Descobri também sobre o uso do dicionário que ele foi feito para pessoas humildes. Os orgulhosos não consultam o dicionário, pois pensam que já sabem tudo. É certo também que cada vez que o consultamos, aprendemos mais palavras e consequentemente iremos menos vezes ao seu encontro. O nosso cérebro, por se uma máquina inteligente, armazena e processa as palavras de uma maneira extraordinária. 
 
Se as assimilamos, não precisamos mais da consulta. Taí pra que serve o dicionário. E ele não é pai dos burros coisa nenhuma. Se não for o pai dos inteligentes, que dos burros não é. Podem escrever com letras de ouro!

Nenhum comentário:

TRINTA E UM

Trinta e um centímetros é o que falta para a sangria da barragem "Jessé Pinto Freire", a conhecida barragem de Umari.