sexta-feira, 25 de dezembro de 2020

COMIDAS DE NATAL

As comidas de Natal são bem diferentes das do resto do ano. 

A frase acima é lugar-comum, mas serviu pra introduzir um texto sobre as comidas de Natal. São comidas inevitáveis para todo mundo ou quase isto.

Dizem que o peru de Natal é uma tradição americana. Mesmo assim, é muito apreciado e servido na Ceias de Natal do brasileiro.

Tem a carne de porco, o salpicão. 

O Salpicão é presença garantida.

Há arroz de diversos formatos. Há um tal dum pavê. Alguns dizem que é uma sobremesa saborosa, mas eu cá com minhas complicações com essas gororobas, uma vez me disseram que aquilo era pavê. Então, eu provei um pouco pavê se era bom. Nunca mais botei na boca.

Ah! Chegou a vez do panetone. Aí é que é pane. Dizem por aí que sua origem é italiana. Tone era panettiere - padeiro. Um dia resolveu fazer um pão diferente. Não é que todos gostaram! Virou panetone. O pão de Tone. Não digo que dá para substituir o pão convencional, diário, mas é saboroso e recheado com frutas e outros ingredientes.

As saladas e as bebidas são indispensáveis.

O refrigerante, o vinho e outras bebidas não faltam. Também não faltam no outro dia a ressaca e o arrependimento do gasto excessivo. Ainda bem que é somente uma vez ao ano.



 

Nenhum comentário:

PROVÉRBIO

A consideração é inimiga dos apetites.