quinta-feira, 28 de janeiro de 2021

CHICUNGUNYA

Do site do MEC -27/01/2021

O vírus causador da chikungunya perdeu a capacidade de infectar, em 91%, ao ter contato com substância desenvolvida por pesquisadores da Universidade Federal de Uberlândia (UFU). Em alguns momentos do teste, a redução da atividade chegou a 100%. A experiência ainda apontou que isso ocorre sem toxicidade para as células. O estudo foi publicado na revista científica internacional e de acesso aberto Frontiers.

A chikungunya é causada por um arbovírus, ou seja, é transmitida por mosquitos. Chega aos humanos pela picada da fêmea de Aedes aegypti, mesmo agente da dengue e da zika. A doença tem baixa letalidade — em 2020, o Brasil teve mais de 70 mil casos e 17 mortes —, mas se torna crônica em 43% dos infectados, podendo durar anos. Os principais sintomas são febre, dores intensas nas juntas, pele e olhos avermelhados, dores pelo corpo e de cabeça, náuseas e vômitos. (Assessoria de Comunicação Social da Capes)

O ano passado ela fez muitas vítimas. O número exato de pessoas não conhecemos, pois muitas delas não vão ao médico. É estrondoso a quantidade de pessoas que claudicam por causa daquela doença. Uns conseguem melhorar, mas outros nunca mais ficarão bom.


 

 

 

 

Nenhum comentário:

PROVÉRBIO

A consideração é inimiga dos apetites.