terça-feira, 19 de janeiro de 2021

QUESTÕES DO ENEM

"Também o papel da escola é dá acesso à norma culta para os alunos".

Estava eu escutando um avaliador da prova de linguagens do Enem, quando ele disse a frase acima. Era um comentário que fazia de uma questão.

Não estranhei porque há muito tempo percebi que esse mundo está mesmo virado pelo avesso. Algo que era até há alguns anos de uma maneira, agora é totalmente o contrário.

Falo para os alunos que eles e os pais conhecem e dominam desde criancinhas a norma popular. É aquele jeito de falar que ninguém precisa de frequentar uma escola para aprender. Para aprender a falar basta nascer e com boa saúde.

É na escola que aprendemos a norma culta. Ela tem o dever de ensiná-la como prioridade e não o contrário, como disse o autor da frase que abriu esse texto.

Também o papel da escola é dá acesso à norma popular para os alunos. 

Deve ser, na minha opinião, a frase correta. Não podemos desprezar o falar dos alunos, oriundo de suas casas. A escola ensinará a norma culta e dirá que as duas são importantes em contextos diferentes. 


Nenhum comentário:

VACINA PARA PROFESSORES

Do blog de Thaisa Galvão de hoje Fátima volta a pedir inclusão dos professores nos grupos de prioridades da vacina e ministro da Saúde acena...