domingo, 21 de fevereiro de 2021

ENTRETENDO - EDIÇÃO DE DOMINGO

MUNDO EM CONFUSÃO

Conheci um corinho que dizia:

O mundo está
Está em confusão
Ninguém se compreende
Tudo é evolução.

Com esse vírus estranho ocorre isso mesmo: confusão. Quem compreende ou diz compreender, pouco compreende, é confuso e passa a confusão para os outros. As orientações que recebemos são das mais variadas formas. Sobre as máscaras, sobre a higienização das mãos, formas de contágio, sua periculosidade, quem pode se contaminar, quanto tempo, sintomas, etc.

TEXTO ANTIGO

A cidade do Recife

Recife, a capital de Pernambuco, é uma cidade de todas as cores, com casas de todos os estilos, verdadeira colcha de retalhos.

Atravessada, em grande parte, pelos rios Capibaribe e Beberibe, Recife possui muitas pontes, que lhe dão um aspecto muito interessante e original.

Da grande Praça Rio Branco saem cinco avenidas que se abrem em leque, com magníficos estabelecimentos comerciais. Ruas largas, limpas, direitas, edifícios majestosos, prédios luxuosos. Ruas curtas, acabando na beira do rio. Quando elas acabam, lá vêm as pontes lançadas pela engenharia sobre o Capibaribe.

Belas praças: da Independência e da República, com seus palácios e palacetes, o do Governo do Estado, o da Justiça, o do Jornal "Diário de Pernambuco", todos monumentais. 

As pontes vêm do bairro de Santo Antônio, o bairro das repartições públicas, das casas de modas, do comércio a varejo, dos cinemas e das confeitarias, e da elegância da Rua Nova, cheia de casas velhas, hoje Rua João Pessoa.

A cidade possui belos monumentos e igrejas imponentes, destacando-se as basílicas do Carmo e de Nossa Senhora do Rosário; hospitais bem aparelhados; bons colégios, faculdades e escolas.

Muitos outros bairros apresentam aspectos pitorescos: Dois Irmãos e Madalena, bairros antigos; Casa Amarela, de residências novas e interessantes; Boa viagem, a praia elegante de Recife, com seu moderno e luxuoso hotel; São José, de ruas estreitas; Afogados, Piquete e Santo Amaro, bairros operários, com suas vilas de agradável aspecto.

No cais de Santa Rita e do Apolo amontoam-se velhas embarcações, encostadas umas às outras.

Por toda a parte, correm o Capibaribe e o Beberibe, em ziguezagues, passando por aqui, acolá, debaixo de uma ponte, dando uma paisagem original à cidade.

Recife lembra as lutas contra os holandeses, as lendas portuguesas e africanas, o heroísmo dos patriotas que se revoltaram pela Independência e pela República.

O pernambucano é folgazão, gostando muito da música e da dança. A dança típica de Pernambuco é o frevo, marcha viva, saltitante, comunicativa. A dança apresenta passos ágeis e difíceis, que cansam os que ainda não estão a ela acostumados. Buliçoso e vivo, o frevo é bem um espelho da alma do pernambucano valente, destemido, sincero e bom. (Infância Brasileira, 3ª série primária)

PERÍFRASE

O texto acima foi escrito especialmente para o livro Infância Brasileira, publicado em 1960, portanto, uma cidade que tinha a metade dos habitantes de hoje. Retrata uma cidade do passado, onde não podia faltar um jornal, um cinema, igrejas, palácio do governo e belas praças, todos no centro da cidade. É uma cidade cortada por dois rios. Algo semelhante há em Veneza, na Itália. Por isso que ao dizermos que Recife é a Veneza brasileira estamos usando uma perífrase: é quando identificamos um ser através de suas características ou fatos que o celebrizou. Cidade Maravilhosa: Rio de Janeiro; Rei do Futebol: Pelé; Cidade Luz: Paris; O País do Futebol: Brasil; Timão: Corinthians, são outros exemplos.

ESCOLA

Há tempos que tenho percebido que é um exagero o tempo que as crianças passam na escola. Elas passam praticamente toda a infância com o contato no mundo exterior, como gente grande. O tempo de brincar no seu habitat caseiro e serem educadas pelos pais é tirado pelo estado.

Já surgem entre estudiosos o pensamento seguinte: Para quê tanto tempo na escola? Claro que uma mudança não é para logo, pois precisa mudar toda uma legislação. 

RECORTE DE JORNAIS

De curso - A Universidade Estadual do Rio Grande do Norte (URRN), sediada em Mossoró, criou a licenciatura em Língua Espanhola, o que está correto, na medida em que o espanhol, se visto sob o prisma econômico, é a segunda língua em uso no planeta. (Coluna "Penso, logo", de Canindé Queiroz na edição de 15 de agosto de 1999 do jornal Gazeta do Oeste)

Santo protetor - Atenção, internautas! Fiquem frios quando surgir grilos nas relações com a internet. É só apelar para São Isidoro de Sevilha, santo espanhol morto em 1440, tido o criador do primeiro banco de dados da humanidade. Trata-se de uma enciclopédia de 20 volumes. Daí a Igreja considerá-lo o mais forte candidato a padroeiro oficial de internautas desesperados. (Coluna Ivonete de Paula, em 15 de agosto de 1999, no jornal Gazeta do Oeste)

Bancos se modernizam para atrair clientes - Eles chegaram para ficar, e a tendência é de que as agências bancárias adotem cada vez mais a sua ampliação nos próximos meses, na disputa desenfreada para atingir o seu objetivo principal: o cliente. São os já conhecidos caixas eletrônicas, adorados por uns e detestados por outros, principalmente quando insistem em permanecer a maioria do expediente bancário fora do alcance de alguns e, quase sempre de todos. (Parte da reportagem assinada por Amâncio Honorato do jornal Gazeta do Oeste, de 1° de agosto de 1999)

ENTRE PANCADAS E CHEIROS

Passamos uma semana entre pequenas pancadas de chuva e cheiros agradáveis de chuva.

NOTA GRAMATICAL

Ave, Maria, que coisa feia! Devemos usar a vírgula porque é uma exclamação. Já o nome da oração é Ave-maria.

PODER

Pilares de um país forte: Ensino de qualidade, agricultura forte, tecnologia, transporte. Fora disso, nada pode funcionar bem.

MITO

Um dos mitos que circulam entre nós é de que os professores bem remunerados fazem mudar a educação. Remuneração é muito bom, mas faz-necessário uma porção de coisas.

QUERIA

Queria que o sol sempre brilhasse com uma manhã cheirando a flor e sereno.

JÊNIO COM JOTA

Há muitos, mas com jota mesmo.

GOLEIRO NA HORA DO GOL

Somente quem foi goleiro, profissional ou de meio de rua que sabe o que é uma angústia quando se vê no momento em que a bola vai entrando na trave. O cantor cearense retratou bem isso em sua "Divina comédia humana".

MARAVILHA E QUE PENA!

Que pena que muita gente não atine para a importância da grande rede em suas vidas. A pena ainda é maior quando vemos os jovens totalmente tontos diante da rede, balançando e muitas vezes se esborrachando.

EM FRANGALHOS

A cada dia mais gente fica com os nervos em frangalhos por causa dos tempos em que estamos vivendo. O ficar em casa por muito tempo muito tempo piorou a vida de todos ou de quase todos. São poucos os que estão bem.

ESSE DINHEIRO 

Quando a gente era muito menino, ia comprar na mercearia um produto, mas não entendia de dinheiro ou a mãe da gente achava isso. A nossa mãe instruía para que a gente dissesse: 

"Quero esse dinheiro de açúcar"!

AMANSAR BICHO

Quem é entendido de bichos, diz que não é fácil nem é pra qualquer pessoa. 

FIM DE TARDE

É o nome da música interpretada por Cláudia Telles, cantora que embalou os anos 70 com esta música e uma outra chamada "Eu preciso te esquecer". Ainda menino, sem entender o que ela estava querendo dizer, ouvia nas rádios rural e difusora. Cláudia morreu em 22 de fevereiro do ano passado com 62 anos.

TARDE DE FUTEBOL

Mesmo quem não curte futebol não ficará de fora da partida de hoje pela tarde entre Flamengo e Internacional. De um lado, os torcedores do Flamengo; do outro, todos os torcedores de todos os times do Brasil.

MISTÉRIO NO PROVÉRBIO

Por causa de um favor, eu perdi o meu avô. Que significado tem esse provérbio? É apenas uma desculpa de quem sofreu um prejuízo por ter feito um favor?

AUMENTO NA GASOLINA

Os preços disparam e o povo não tem como se livrar dos tiros.

CHUVA RÁPIDA

Uma chuva muito rápida caiu por aqui hoje pela tarde.




Nenhum comentário:

QUADRINHAS POPULARES

Aritmética O nove dizia ao seis, Direito como o bambu: - Segundo a lei da contagem Eu valho mais do que tu. O seis, que não era idiota, Ouvi...