domingo, 7 de fevereiro de 2021

ENTRETENDO - EDIÇÃO DE DOMINGO

Bagagem intelectual. Respirava intelecto ao falar. Gostava de recitar poemas de autores brasileiros. Explicava a gramática de uma forma objetiva e divertida. Comentava sorrindo a literatura e a gramática.  Fluência verbal com muita precisão. Gostava de debater questões da língua com humor. Em sua infância pobre, ao lado da família, trabalhava e estudava com dedicação para que adquirisse um futuro promissor.

Formação, emprego, construção da família. Chegam as dificuldades na saúde. 

Sem usar eufemismo, registro, depois de mais de quinze dias, a morte de Luiz Domingos de Paula Filho. Filho de seu Luiz Domingos e Dona Maria Neuza. Amigo da meninice, colega de escola e vizinho.  Faleceu no dia 20 de janeiro e não deu tempo de nos despedirmos.

TEXTO ANTIGO

O cavalo e o burro 

Cavalo e burro seguiam juntos para a cidade. O cavalo, contente da vida, folgando com uma carga de quatro arrobas apenas, e o burro - coitado! gemendo sob o peso de oito. Em certo ponto, o burro parou e disse:

- Não posso mais! Esta carga excede às minhas forças e o remédio é repartirmos o peso irmãmente, seis arrobas para cada um. 

O cavalo deu um pinote e relinchou uma gargalhada.

- Ingênuo! Quer então que eu arque com seis arrobas quando posso tão bem continuar com as quatro? Tenho cara de tolo?

O burro gemeu:

- Egoísta! Lembre-se que, se eu morrer, você terá que seguir com a carga das quatro arrobas mais a minha.

O cavalo pilheriou de novo e a coisa ficou por isso. Logo adiante, porém, o burro tropica, vem ao chão e arrebenta.

Chegam os tropeiros, maldizem da sorte e, sem demora, arrumam com as oito arrobas do burro sobre as quatro do cavalo egoísta. E como o cavalo refuga, dão-lhe de chicote em cima, sem dó nem piedade.

- Bem feito! exclamou um papagaio. Quem o mandou ser mais burro que o pobre burro e não compreender que o verdadeiro egoísmo era aliviá-lo da carga em em excesso? Tome! Gema dobrado agora.  (Monteiro Lobato)

BATEU SAUDADE                       

As aulas de Redação e Leitura com Regina Coeli na UERN são inesquecíveis. Muito bom na grade curricular haver uma cadeira de Redação. Somente uns poucos iluminados entre aspas para defender a língua Portuguesa atrelada a redação e literatura. 

SAÚDE

Entra o ano e o assunto que vai render mais será a doença do século.

VACINA

A palavra vacina está mais badalada que a própria doença e o nome do vírus. Ela chegou em todo o país, inclusive em Upanema.

AUXÍLIO

O auxílio acabou, mas poderá voltar, como quer o novo presidente da Câmara Federal. Muita gente está pedindo, pois a economia vai sofrer junto com muita gente. 

TRABALHO

Trabalho, não! Com as chamadas políticas de renda, o trabalho vai ficando pra trás. Pouca gente se lembra de plantar uma tarefa de feijão ou milho.

ESCOLA

As escolas municipais voltaram pela modalidade presencial, mas somente com a metade das turmas. Nas escolas estaduais ainda continuará com a remota. O ano letivo de 2020 terminará em 12 de março. 2021 começará em abril.

ENEM

Concluídas as duas modalidades - escrita e digital, agora é esperar pelo SISU e PROUNI.

UM DITADO QUE SE ENCAIXA

Sem as aulas presenciais, os prejuízos para o ensino-aprendizagem são incalculáveis. Não tem sabido que possa contar. Se com aulas presenciais estava ruim, pior sem elas. O ditado que se dizia no passado com marido ruim, bem que se encaixa aqui: ruim com ele, pior sem ele.

SOM

A onda agora é piseiro. Piseiro está superando o forró eletrônico, o sertanejo, o funk, o baião, o gospel e a choradeira.

SUMIRAM

As chuvas sumiram. As previsões dizem isso mesmo. Vamos aguardá-las.

INTERNET DE ANTIGAMENTE

O que é uma enciclopédia?

Obra (geralmente em forma de dicionário) que trata de todos os assuntos de ciência e arte, ou, se especializada, de todos os assuntos de determinado setor científico ou artístico. O grande dicionário de ciências, artes e ofícios, publicado na França, por Diderot e D'Alembert. Esta palavra, de formação grega (enkyklos, em torno de + paideia, educação), não era conhecida na antiga Grécia. Aparece pela primeira vez, em 1620, como título da obra inglesa de Henri Alsted (Encyclopaedia VII tomis distincta).Mas, já antes disto, em plena Idade Média, houve tentativas de resumir, numa só obra todos os conhecimentos de então, como por exemplo o Dictionarium Universale de Salomão de Constança, no séc. IX. Em 1727, Chambers publicava na Inglaterra a sua Cyclopedia ou Dicionário de artes e ciências (2 volumes). Pode-se, todavia, dizer que foi a obra de Diderot e D'Alembert (intitulada Enciclopédia ou dicionário racional das ciências, artes e ofícios) que abriu a grande série de enciclopédias modernas. Foi a primeira grande tentativa, ao despontar de uma nova civilização. Saturada, infelizmente, do vírus revolucionário e de todas as ideias materialistas que se abrigavam no espírito de seus autores - as mais perigosas da época - cooperou mais para a destruição dos verdadeiros valores morais do Homem e da Sociedade do que para a construção de normas que viessem tornar mais feliz e digna a condição humana. Por esta razão, ao aparecerem, em 1751, os dois primeiros volumes, a obra foi vivamente atacada, chegando mesmo a ser condenados em 1757 e confiscados todos os volumes até então aparecidos. Mas, graças à influência de Madame de Pompadour, a obra pôde ser levada a termo em 1780, contando ao todo 35 volumes. Sob a direção de Diderot e D'Alembert, colaboraram nesta obra, Voltaire, Montesquieu, J. J. Rousseau, Duclos, Marmontel, Condillac, Quesnay e Turgot. (Enciclopédia Brasileira Globo, volume 4)

As enciclopédias de antigamente faziam o papel da internet de hoje: tentativa de resumir todos os conhecimentos que estamos ao alcance. Certamente, quem se apoderou dos conhecimentos das enciclopédias no passado, adquiriu muita bagagem cultural. Para o aluno, professor e qualquer pessoa que tinha ao seu dispor uma enciclopédia, tinha um tesouro. A grande rede mundial está bem pertinho de muitas pessoas, mas nem todas se dão conta disso. Às vezes no bolso, outras vezes mesa, o conhecimento hoje está muito mais próximo das pessoas. 

HUMOR

O médico para o paciente:
- Você tomou todos os remédios que lhe receitei?
- Sim, doutor, mas falta um porque a bula manda conservar o vidro bem tampado. 
(Folhinha do Sagrado Coração de Jesus)





Nenhum comentário:

AGORA FALTAM VINTE E DOIS

Ainda faltam vinte e dois centímetros para o transbordamento das águas da barragem de Umari. Tem sido uma luta medonha a sangria daquela bar...