domingo, 28 de fevereiro de 2021

ENTRETENDO - EDIÇÃO DE DOMINGO

MÊS EM QUE A MULHER FALA MENOS

Hoje termina o mês em que a mulher fala menos: fevereiro. Entra março, ainda em ritmo de fim de ano. Nem as escolas ainda vão ter aulas do ano em curso. Vamos esperar ainda para o início do mês de abril.

TEXTO ANTIGO

O milho

Uma das riquezas vegetais do Brasil é o milho. 
Do milho tudo se aproveita. Além das espigas, formadas pela reunião dos grãos de milho, e dos caules ou canas que são aproveitadas como alimento para os animais, são muitos os produtos feitos com o grão do milho.

As espigas verdes são comidas pelo homem, cozidas ou assadas, servindo ainda para o preparo de mingau ou canjiquinha. Com os grãos de milho são feitos a farinha de milho, o fubá, a canjica, a maisena, o álcool, o óleo e a glicose.

A farinha de milho, também chamada fubá mimoso, é fabricada com o milho branco.

O fubá é o milho cru socado no pilão ou no moinho e, depois, peneirado. É fabricado com milho amarelo. 

A canjica é o milho branco quebrado e, depois, cozido com água ou leite.

O milho quebrado miúdo, também chamado quirera, é usado para alimento dos pintos.

A maisena é o polvilho feito de milho verde ou milho seco, posto de molho para amolecer. Serve para fazer bolos, biscoitos e mingaus.

Tiram-se, ainda, do milho: o óleo, o álcool e a glicose ou açúcar de milho. Com um milho pequeno e arredondado, chamado milho-alho, fazem-se pipocas. Com o fubá de milho, pode-se fazer o pão, a broa, o angu, a polenta, o mingau e a sopa.

O milho seco engorda os porcos e as aves, servindo para alimentar bois, cavalos, burros e mulas.

A casca dos grãos de milho é o farelo, usado como alimento dos animais.

O sabugo, que é a parte da espiga onde ficam presos os grãos, serve de combustível e como rolha de garrafas. A palha de milho, que envolve as espigas, é usada para alimentar o gado para encher colchões  para fazer cigarros.

As folhas são empregadas também como alimentos dos animais. A haste ou caule do milho serve para fazer cercas ou tapumes e para tapar grandes atoleiros. (Infância Brasileira, 3ª série primária)

A PAMONHA - Ninguém merece ser xingada por nada, muito menos com nomes ligados à natureza.

TODA GRAMÁTICA

O signo linguístico - Signo é a associação de um significante (sons da fala, imagem gráfica, desenho) e um significado (ideia, conceito mental, imagem mental).
Para entender o que é significante, pensemos naquele som que você escuta ou no desenho que vê. É a parte material. Se alguém diz: "livro", você analisará de duas formas: a palavra livro, feita de letras: l - i- v- r - o  (significante) -  e pensará no que significa aquela palavra: um instrumento de leitura. (significado)

RECORTES DE JORNAIS

Rogério quer anistia de débitos dos produtores rurais do RN - Em pronunciamento feito na quarta-feira passada no plenário da Câmara Federal, o deputado Rogério Marinho (PSB) chamou a atenção para o estado de calamidade em 46 municípios do Rio Grande do Norte, ocasionado pelas chuvas torrenciais que já deixaram 20 mil desabrigados e destruíram pontes e estradas no Estado. Rogério Marinho enfatizou também as perdas significativas em atividades econômicas do Rio Grande do Norte. (Sexta-feira, 11 de abril de 2008, jornal Gazeta do Oeste)

Cientista revela lugares mais quentes do Estado - As diferenças são mínimas, mas pelo menos três cidades podem receber o título de municípios mais quentes do Rio Grande do Norte: Mossoró, Pau dos Ferros e Caicó. A constatação é do climatologista José Espínola, um dos técnicos mais conceituados no estudo do semiárido no mundo. (Manchete principal de 4 de março de 2007, jornal O Mossoroense).

INTERNET DE ANTIGAMENTE
Se quiséssemos pesquisar algumas informações sobre o milho, por exemplo, a nossa internet era a enciclopédia.

Milho - Espécie de cereal, da família das gramíneas. Planta anual de 2 até mais de 3 m de altura, com folhas de 1 m de comprimento por 8 a 10 cm de largura em ambos os lados de um só colmo, com internódios e medula interna. É gramínea monóica, com flores unissexuais distribuídas em inflorescências separadas. Dos três grandes cereais cultivados no globo, o milho representa a contribuição do Novo Mundo, de onde é originário. Não foi encontrado em estado silvestre no continente americano; os índios já o cultivavam quando aqui chegaram os primeiros descobridores, e pesquisas arqueológicas revelaram que, há 4.500 anos, antigas civilizações, do México ao Peru, dele faziam uso. Não é conhecida a origem dessa planta, que teria no teosinto, outra gramínea americana com a qual se cruza, um de seus antepassados. (Enciclopédia Brasileira Globo, volume 7)

SAÚDE
 
Conceito: Estado daquele cujas funções  orgânicas estão normais, que não padece nenhuma enfermidade.

Constitui crime previsto no artigo 132 do Código Penal, "xpor a vida ou a saúde de outrem a perigo direto e iminente: Pena - detenção, de três meses a um ano, se o fato não constitui crime mais grave". (Enciclopédia Brasileira Globo, volume 10)

COISA ANTIGA

Sou do tempo em que sabíamos que estava próximo de chover através dos chiados no rádio. Eram os  relâmpagos. 

COISA ANTIGA II

Quando nos referíamos ao nome próprio de alguém, dizíamos que era o "nome de batismo". Agora é o nome de registro civil. Antigamente, o batistério - documento recebido pelo fiel quando era batizado - era o primeiro e às vezes o único documento que as pessoas tinham.

TUDO INDICA

Tudo indica que não vai ser ainda em abril, como estava previsto, o início do ano letivo com aulas presenciais.

HUMOR

"Sou louco pela chuva, detesto os dias de sol".

"Mas que gosto extravagante! Você é muito original".

"Não é isso, é que sou fabricante de guarda-chuvas".

Nenhum comentário:

PROVÉRBIO

A companhia faz a posição doce e a fortuna leve.