domingo, 3 de outubro de 2021

ENTRETENDO - EDIÇÃO DE DOMINGO

O sabiá e o urubu (Monteiro Lobato)

Era à tardinha. Morria o sol no horizonte enquanto as sombras se alongavam na terra.
Um sabiá cantava e tão lindo cantava, que até as laranjeiras pareciam absortas a escutar.
Estorce-se de inveja o urubu, e queixa-se:
- Mal abre o bico este passarinho e o mundo se enleva. Eu, entretanto, sou um espantalho de que todos fogem com repugnância... Se ele chega, tudo se alegra. Se me aproximo, recuam... Ele, dizem, traz felicidades; eu, mau agouro... A natureza foi injusta e cruel comigo. Mas está em mim corrigir a natureza; mato-o, e desse modo me livro da raiva que seus gorjeios me provocam.
Pensando assim, aproximou-se o urubu do cantor que, ao vê-lo, armou as asas para a fuga.
- Não tenhas medo, amigo! Vem para mais perto afim de melhor gozar as delícias do teu canto. Julgas acaso que por ser urubu não vou dar valor às obras primas da arte? Vamos lá, canta! Canta ao pé de mim aquela formosa melodia com que há pouco extasiavas a natureza.
O ingênuo sabiá deu crédito àqueles mentirosos grasnos e permitiu que lhe pousasse ao lado o traiçoeiro urubu. Mas este, logo que pilha o cantor ao alcance, ferra-lhe tamanha bicada que o derriba, moribundo. 
Arquejante, com os olhos já envidrados, geme o passarinho:
- Que mal te fiz para merecer tanta ferocidade?
- Que mal me fizeste? É boa! Cantaste!... Cantaste divinamente bem, como nunca urubu nenhum há de cantar. Ter talento: eis o crime.
A inveja não admite o mérito.

VIDA - Água é vida. Água é tudo.

HUMOR - A patroa dá explicações para a empregada:
- Marinete, nós tomamos café às 6h30min todos os dias.
- Tudo bem. Não precisa me chamar. Eu só tomo café mais tarde.


Nenhum comentário:

PROVÉRBIO

A candeia morta e a gaita à porta.