domingo, 2 de janeiro de 2022

ENTRETENDO - EDIÇÃO DE DOMINGO

PRIMEIRA CHUVA DO ANO - Vinte e quatro milímetros a boa chuva de ontem pela tarde. Em Santa Quitéria, seis.

VOLTA DO LATIM - A nossa língua, bem como a francesa, espanhola, italiana e mais algumas são filhas do latim e por isso chamadas neolatinas.
Precisamos conhecer o latim para bem saber a nossa língua.
Letras - a língua latina possui 23 letras: a, b, c, d, e, f, g ,h, i (j), k, l, m, n, o, p, q, r, s, t, u (v), x, y, z.
Os romanos davam às consoantes j(i) e v(u) os mesmos caracteres que às vogais i e u. Hoje essas vogais e consoantes bem se distinguem na escrita.
Y e z não pertenciam ao primeiro alfabeto romano e apenas aparecem em palavras de origem grega introduzidas no latim. 
É de notar que entre os romanos não se fazia distinção de caracteres maiúsculos e minúsculos. (Gramática Latina - José Ladislau Peter) 
O latim já foi disciplina no ginásio - hoje Ensino Fundamental II. Sem dúvida, o latim bem ensinado e bem estudado ajudaria os alunos a compreenderem melhor o português. Sua volta é coisa muito difícil, mas que seria salutar e interessante, não tenho nem um pouquinho de dúvida.

INTERNET DE ANTIGAMENTE - Vamos imaginar que um estudante, professor ou qualquer pessoa quisesse naquele tempo - anos oitenta pra trás - saber mais sobre o abacaxi, ele só teria informação segura através de algum livro, de uma pessoa sábia ou num dicionário ou enciclopédia. Esta era a "internet" de antigamente, pois numa enciclopédia encontramos informações valiosas sobre um assunto. Procuraria uma numa biblioteca e faria a pesquisa. 
Abacaxi - (Do tupi iba-cati) Ananas sativus. Planta originária da América tropical, cultivada em muitas regiões quentes. Produz frutas de polpa açucarada e saborosa. Atinge a altura de 50cm. (Família das bromeliáceas.) Fruto grande desta planta, de forma oblonga, com um buquê de folhas espinhosas em sua parte superior. Gíria - complicação, dificuldade. Jornalismo - Matéria desinteressante mas de publicação inevitável. (Grande Enciclopédia Larousse cultural, volume 1)

IDEIAS DE PIERLUIGI - Estudar em cima da hora é um erro grave. Poderá até tirar uma boa nota, mas não aprende. Os dados obtidos próximos à prova logo se dissolverão na mente. No outro dia n]ao sabe de mais nada. O certo é estudar todos os dias, longe dos exames. 

BELISÁRIO - Desde criança, Belisário demonstrava curiosidade pelo funcionamento de tudo. Para satisfazer essa curiosidade, desmontava os brinquedos para ver como eram por dentro. Desmontou, certa veza, o relógio-despertador. Depois, um rádio. Depois, um toca-discos e um toca-fitas. Tudo ficou imprestável pela falta de ferramentas e de habilidade. 
Já na adolescência, Belisário dirigiu suas atenções para o televisor e para o motor do carro, ambos salvos pela interferência providencial dos pais.
Não admira, portanto, o alvoroço da família quando Belisário, encarregado de ficar cuidando do sobrinho pequeno na casa da irmã, disse a ela pelo telefone:
- Você sabe por que o Zenóbio ainda não fala? (Reinaldo Mathias Ferreira)

HUMOR - Nas vésperas do fim do ano o delegado queria ser tolerante. Aí lhe trazem um sujeito preso em flagrante:
- O que você andou aprontando? - Pergunta o delegado.
- Olha, seu delegado, coisa de nada. Eles me prenderam por conseguir os presentes de Natal com antecedência. 
- Mas isto não é crime. com que antecedência você conseguiu os presentes?
- Olha, seu delegado, esse é o problema: foi antes de abrirem a loja! (Seleção de "Seleções")


Nenhum comentário:

PROVÉRBIO

A consideração é inimiga dos apetites.