BALANÇO DAS CHUVAS EM UPANEMA ATÉ AQUI
Janeiro - 298
Fevereiro - 67
Março - 281
Abril - 204
Maio - 187
De janeiro a maio: 1.037
O mês de junho choveu até ontem 48mm.
O cômputo geral até ontem é de 1.085mm.
CHUVA DE ONTEM - 5mm.
BONS TEMPOS OU TEMPOS DIFERENTES
- O cuscuz que comíamos era moído caseiramente em um moinho manual.
- A coalhada era o iogurte de hoje, só que natural e mais saudável.
- O açúcar preto era o único açúcar de que dispúnhamos. Se alguém consumia o branco, era rico.
ENSINO QUE DÁ CERTO - Professor de Língua Portuguesa, de Redação e de Literatura. Para cada disciplina, um professor, como no passado.
O três em um é um fracasso. O professor perde o foco para ensinar e os alunos não conseguem focar também nos conteúdos. A interdisciplinaridade em nada contribui para o ensino, mas para a confusão entre os conteúdos.
Desde a antiguidade o ensino foi dessa maneira e dava certo. Engraçado: os que são contra o ensino fragmentado, como dizem, aprenderam dessa maneira.
CRÔNICA - Maria
Por onde anda Maria?
Que é feito daquele sorriso, ou melhor dizendo, daqueles sorrisos estampados na face, branca face, linda face, a que já estávamos nos acostumando vê-los diariamente ou pelo menos uma vez na semana ou em pequenas e grandes aglomerações?
Nada podia impedi-la de estar aqui e distribuir sorrisos e outros benefícios, sejam abstratos ou concretos. E no entanto, num átimo, desaparece e não se vê mais Maria. Num átimo, talvez seja exagero dizer assim, mas, pensando bem, não foi num átimo, mas aos poucos que ela sumiu, pois nada mais a interessava distribuir aquilo e nada mais tinha sentido, depois de receber em troca muitos benefícios de seus, digamos, subordinados.
O certo é que Maria sumiu e não há vivalma nesta localidade que dê notícias dela. Não recebe mais telefona. Ninguém nem pode duvidar que seu número não seja mais o mesmo. Ela, que recebia telefonemas todos os dias e chegava a dizer que poderiam ligar a qualquer hora que estava ali para servir a todos. E agora, nem sabemos o que é feito dela.
Se voltará? Nada se sabe. Poderá, sim, voltar, dependendo das circunstâncias conjunturais.
Nenhum comentário:
Postar um comentário