quarta-feira, 8 de junho de 2022

QUANDO ELE SE VAI

O maior tesouro de todas as gentes - antítese da indesejada das gentes, de Bandeira - de repente, num rápido de repente, de repentíssimo, deixa de estar. Nunca ele foi - do verbo ser. 

Quando este tesouro daqui vai, nunca mais voltará. Não avisa a seu ninguém, porque não somos nós, muitas vezes inocentes e ignorantes do papel que desempenhamos no torrão que pisamos, os que mandam no existir e muito menos no viver. 

E quando o desviver vem, não há vivente deste solo que consiga desviar o curso. Ele vem de várias formas e de várias cores. Nem avisa com um sai-do-meio porque nem precisa disso. Quando vem, tudo o que é vivo respeita silente.

Depois, fica para os demais o preparo solene da ida de quem se foi de um jeito como se fosse uma fugida, de um deixar pra trás muitas pessoas e coisas, e bens, e amizades, e afetos, e projetos, e desejos, e olhares, e sentimentos, e tudo.

Enfim, o abstrato daqui é o que é levado. Ele se transformará no porvir e no lá um concreto que tornar-se-á eterno para o que boa semente plantou regada com o balde da fé e cultivada com a enxada do amor.

Nenhum comentário:

AGORA FALTAM VINTE E DOIS

Ainda faltam vinte e dois centímetros para o transbordamento das águas da barragem de Umari. Tem sido uma luta medonha a sangria daquela bar...