domingo, 1 de janeiro de 2023

ENTRETENDO - EDIÇÃO DE DOMINGO

Quando você nasceu, muita gente estava acordada para vê-lo nascer, como é de costume todos os anos quando mais um de vocês nasce, enquanto outro morre.

Apesar de teu nascimento não ser algo extraordinário e até inevitável, o mundo inteiro faz de ti algo mágico e teu nascimento um momento de festa. Esquece-se ao longo do tempo, enquanto tu envelheces. Fazem a mesma coisa com os humanos: despreza quando ficam velhos e até debocham. Não vês? Quantas gracinhas fizeram ontem com o que morreu de velho com apenas um ano de idade!

Com poucas horas de vida, o ano que chega vai ser testemunha de fatos novos e outros já transcorridos desde que o mundo é mundo.

VALIDAÇÃO - O belíssimo texto O poder da validação, de Stephen Kanitz não me sai da cabeça.

Seguem alguns fragmentos: Validar o outro significa confirmá-lo, como dizer: “Você tem significado para mim”. Um simples olhar, um sorriso, um singelo elogio são suficientes para você validar todo mundo. Validar alguém todo dia. Um elogio certo, um sorriso, os parabéns na hora certa, uma salva de palmas, um beijo, um dedão para cima, um “valeu, cara, valeu”.

Validar não é bajular ninguém. Segundo o autor, é dizer a alguém o que ela realmente é. É dizer a alguém que ela é competente naquilo que está fazendo. Assim, o interlocutor ficará encorajado em continuar a fazer aquilo e mostrar-se-á menos inseguro.

ESQUECERAM DELA - Depois de poucas semanas de sua partida, ninguém mais se lembra dela, a não ser um programa de rádio ou TV que faz uma retrospectiva do ano. Da seleção brasileira de futebol vamos nos lembrar somente quando entrar o novo técnico e começarem novas disputas.

O CORAÇÃO NA MÚSICA

"Coração", "De coração", "De coração pra coração", "Coisas do coração", "Meu coração ainda quer você", "Do fundo do meu coração", "Coração sertanejo", "Aceito seu coração", "Comandante do seu coração", "O coração não tem idade", "Coração de Jesus". É uma extensa lista de músicas cantadas por Roberto Carlos que têm no título a palavra coração. Ainda ficam outras, como "Coração de estudante", conhecida na voz de Milton Nascimento.

A que segue é "Coração", gravada no começo dos anos 80.

Com o coração na voz
E o grito mais feroz
Eu canto a mesma dor
De outros corações assim
Que sofrem igual a mim
Do mesmo mal de amor.

O meu coração eu dei
Foi tanto que eu amei
E muito o que sofri
E no coração deixei
Sangrar então cantei
As dores que senti
No meu peito bate forte 
O mesmo coração.

O CORAÇÃO NA VIDA REAL - Na vida real, o coração é peça fundamental. É o motor por excelência.

PLANEJAMENTO - As coisas têm mais chances de dar certo quando há planejamentos. Desde uma aula até uma grande viagem. Planejar é preciso.

O ANO - O ano vai começar a parecer novo a partir de amanhã. Segunda-feira começa de fato a semana. Com o ano não será diferente.

GOSTAR DE INGLÊS - Gostar da língua e estudá-la o básico sempre foi uma boa coisa. E agora, muito mais. Ela está em toda parte. Na economia é onde aparece com frequência. Commodities, o que é?

COMMODITIES - São produtos em matéria-prima e se relacionam com a oferta e procura no mercado. Quem tem mais commodities, está bem. 

OUTRAS PALAVRAS, OUTRAS LÍNGUAS - Não somente o inglês é importante para a nossa vida. Saber outras línguas, como o italiano e o francês, podemos sair na frente.

ALVO - Nunca devemos desistir de acertar o alvo. Um dia poderá dar certo.

ENRIQUEÇA O VOCABULÁRIO

Sinônimo e antônimo de abater: derrubar, derribar, matar, deduzir, descontar, diminuir. Antônimos: erguer, levantar, animar, encorajar.

Nenhum comentário:

QUE PALAVRA!

Tamarindo Fruto do tamarindeiro, de polpa ácida e comestível. (Soares Amora) Árvore frutífera e o seu fruto. Também se diz tamarino. (Anteno...