domingo, 22 de janeiro de 2023

ENTRETENDO - EDIÇÃO DE DOMINGO

TEMPORADA - Começaram as chuvas. umas leve, outras mais fortes.

O CAÇADOR E O LENHADOR

Um dia um caçador procurava um rastro de um leão. Tanto procurou que encontrou um lenhador que apanhava galhos para a sua lenha.

- Diga aqui, meu amigo - perguntou o caçador - Será que você por aqui as  pegadas de um leão? 

O lenhador respondeu:

- As pegadas? Posso mostrar a você onde fica a gruta do leão. Vamos até lá.

O caçador tremeu de medo e gaguejou:

- Oh, nnnnã... não. Nnnnnã... ão qqq... quero vvver o lllleão, qqq... quero só vvvver o rrastro dele!

- E você pensa que é caçador! - exclamou o lenhador.

Moral da história: A bravura não se mostra com palavras, mas com fatos. (Fábula de Esopo - Do livro Palavras e ideias, de José de Nicola)

MÚSICA NA MINHA VIDA - Outra vez - Gravada por Roberto Carlos em 1977 - Composição de Isolda - irmã de Milton Carlos.

O belo texto é um celeiro de antíteses e paradoxos

Você foi o maior dos meus casos
De todos os abraços
O que eu nunca esqueci
Você foi, dos amores que eu tive
O mais complicado e o mais simples pra mim.

Você foi o melhor dos meus erros
A mais estranha história
Que alguém já escreveu
E é por essas e outras
Que a minha saudade faz lembrar
De tudo outra vez.

Você foi
A mentira sincera
Brincadeira mais séria que me aconteceu
Você foi
O caso mais antigo
O amor mais amigo que me apareceu
Das lembranças que eu trago na vida
Você é a saudade que eu gosto de ter
Só assim sinto você bem perto de mim
Outra vez.

Esqueci de tentar te esquecer
Resolvi te querer por querer
Decidi te lembrar quantas vezes eu tenha vontade
Sem nada perder.

Você foi
Toda a felicidade
Você foi a maldade que só me fez bem.

Você foi
O melhor dos meus planos
E o maior dos enganos que eu pude fazer
Das lembranças que eu trago na vida
Você é a saudade que eu gosto de ter
Só assim sinto você bem perto de mim
Outra vez.

ANÁLISE DO TEXTO  

Você foi, dos amores que eu tive o mais complicado e o mais simples pra mim: Ocorre uma antítese e ao mesmo tempo um paradoxo. Nas palavras "simples" e "complicado" há uma antítese. E a ideia de ser simples e complicado ao mesmo tempo é um paradoxo.

Brincadeira mais séria: paradoxo. Literalmente, não há brincadeira séria.

Você foi a maldade que só me fez bem: paradoxo. Maldade não faz bem a ninguém.

São textos desse quilate que precisamos ler e espalhar por aí. São bem elaborados d escandalizam aqueles que não entendem a linguagem figurada. 

O paradoxo e a antítese são duas figuras de linguagem extraordinária que somente os que estudam é que entendem. Os que não, acham que a linguagem só será correta se for literal, preto no branco.

QUEM DIZ O PREÇO É O ANIMAL - Um homem foi comprar uns bichos de gado. Ao indagar sobre o preço de um touro, o dono dos animais disse:

"Quem diz o preço é ele". Mesmo sem entender de linguagem figurada, ele estava dizendo que aparência, o tamanho, o peso, etc era o que fazia com que ele botasse dinheiro no animal.

O comprador fingindo ignorância ou querendo ser amostrado, lascou:

"Se for pra ele dizer o preço, eu não vou comprar nunca".

VOLTA - A volta das aulas está prevista para o dia 13 de fevereiro. 

VONTADE - As vontades são diferentes. Muitos já sentem aquela vontade da volta. Outros a vontade de nunca mais voltar. 










Nenhum comentário:

QUADRINHAS POPULARES

Aritmética O nove dizia ao seis, Direito como o bambu: - Segundo a lei da contagem Eu valho mais do que tu. O seis, que não era idiota, Ouvi...