sábado, 7 de janeiro de 2023

LÁ PARA AS TANTAS

Lá para as tantas, a estrada, ainda que limpa, reta e sem empecilhos, tipo cascalhos, buracos ou coisa que o valha, torna-se íngreme, com grandes declives ou aclives. 

Para outros, a mesma estrada não é nada disto. É plana a todo momento e sem nada que o impeça de caminhar.

Para estes outros aí de cima, um dia a estrada tornar-se-á semelhante ao primeiro mais lá de cima: dificultosa que faz gosto. Ou desgosto.

A ingrimedade é tanta que é sofrível caminhar. A caminhada é aos tropeços e lento no começo, acompanhada de cansaço leve, para depois, gradativamente torna-se um daqueles cansaços mais cansados a ponto de obrigar o caminhante a emborcar e pedir penico de vez, ou abrejar no caminho.

Depois do abrejamento, perde a graça lutar para caminhar mais. Para quê se as peças não mais ajudam e nem mais cumprem sua função na engrenagem?

Se o engrenamento não mais engrena, é hora de apear e esperar pelo que virá adiante. Sorrir quando puder. Chorar, não aconselho.

Nenhum comentário:

QUE PALAVRA!

Tamarindo Fruto do tamarindeiro, de polpa ácida e comestível. (Soares Amora) Árvore frutífera e o seu fruto. Também se diz tamarino. (Anteno...