domingo, 15 de janeiro de 2023

ENTRETENDO - EDIÇÃO DE DOMINGO

LINGUAGEM ESCORREITA - Quem arrisca aí a dizer o significado da palavra escorreita

Escorreita é uma das palavras da língua portuguesa pouco falada e pouco escrita. O nosso idioma é riquíssimo em palavras. E cada palavra tem mais de um significado.

Dizem os melhores dicionários que escorreito significa sem defeito ou lesão. Apurado, correto.

Pois bem. Diante disso, qual a nossa atitude diante das nossas ações e de tudo que fazemos na vida? Não seria o caso de tentarmos, com todas as forças, sermos escorreitos? Pelo menos irmos nessa direção.

Quanto à linguagem, procurarmos sermos escorreitos, ainda que não consigamos atingir esse ponto. Num mundo em que há uma tendência de querer-se deixar tudo de um nível, ainda que a escola oriente o uso da linguagem padrão, gramatical, para ser usada em momentos especiais, formais, solenes, não deixemos de lado o estudo da gramática, pois ela organiza a fala e a escrita. Se é para considerar todo tipo de linguagem igual, então o estudo da gramática e até as aulas de língua portuguesa perdem o sentido, e por extensão, as redações escolares.

QUEM SE LEMBRA?

Quem se lembra da maria maluca?

Maria maluca era uma bolacha feita de farinha e torrada no óleo e servida no recreio escolar. Era no tempo em que não havia merenda servida pelo poder público. Quem tinha uns cruzeirinhos, comia. Quem não tinha, levava de casa um pedaço de rapadura ou ficava chupando o dedo.

O ANO AINDA NÃO COMEÇOU - O ano ainda não começou pelo menos para as escolas e as casas legislativas. Serão em fevereiro, mas em datas diferentes.

PANCADAS - Algumas pancadas de chuvas - umas pequena, outra maior - ocorreu recentemente. 

DO PROVÉRBIO PARA A VIDA REAL - O provérbio "quem tem mesa não come no chão" bem se aplica na vida real, literal, ainda para algumas pessoas. Antigamente era comum nas residências as pessoas comerem no chão, justamente por não terem mesas. Geralmente era uma esteira de palha que servia de mesa para as refeições.

Nenhum comentário:

PROVÉRBIO

A consideração é inimiga dos apetites.