UMA EXPRESSÃO DO CEARÁ E NOSSA
À força significa na marra, obrigado. É algo que se faz contra a vontade. Não tem saída.
REMÉDIO PARA MUITAS DOENÇAS E PROBLEMAS
Todo mundo tem um pouco de médico e louco, diz o provérbio popular. Poderíamos acrescentar o ofício de advogado. Todo mundo mete o bico quando se trata de direitos e deveres.
Quanto ao ofício de médico, o pitaco seria para curar ou amenizar uma das doenças do século: a depressão. Para a amenização desse mal bastaria que as pessoas atacadas por ele deixasse ou diminuísse o uso do... Adivinhou quem pensou naquele objetozinho chamado celular. O seu uso inadequado tem deixado muita gente com a saúde abalada. Não faz outra coisa a não ser olhar dia e noite a tela. Não utiliza aquele aparelho para o crescimento profissional e pessoal. Talvez seja essa a origem de alguns problemas.
VERBETE GRAMATICAL
Ablativo - Caso da declinação latina que serve para exprimir circunstância de causa, procedência, origem, lugar, tempo, matéria, etc. (Dicionário de gramática, de Walmírio de Macedo)
Na língua portuguesa há um termo correspondente que é o adjunto adverbial.
O adjunto adverbial indica tempo, lugar, modo, causa, instrumento, quase sempre regido pelas preposições ‘em’, ‘com’, ‘por’.
UM POUCO DE LITERATURA
Conceito - Literatura é arte verbal, isto é, uma forma de expressão individual que se realiza por meio de palavras. Literatura é ficção. Ficção vem do latim, fingere: fingir. Fernando Pessoa, poeta português escreveu:
Autopsicografia
Finge tão completamente
Que chega a fingir que é dor
A dor que deveras sente.
Na dor lida sentem bem,
Não as duas que ele teve,
Mas só a que eles não têm.
Gira, a entreter a razão,
Esse comboio de corda
Que se chama coração.
Nenhum comentário:
Postar um comentário