Carrilhão
Do latim quadrinionem, pelo francês carillon. Conjunto de sinos ou de campainhas. Conjunto de sinos para executar música. (Silveira Bueno, com etimologia).
Conjunto de sinos com que se tocam peças musicais. Relógio de parede que dá horas por música. (Soares Amora).
Conjunto de sinos, afinados com as várias notas, de modo que com eles se pode tocar qualquer música. Relógio com aparelhagem de martelos que, batendo em fios de metal, produzem várias melodias, nas horas e quartos de horas. (Antenor Nascentes).
Conjunto de sinos. O carrilhão da matriz começou a tocar. (Dicionário didático de Português, de Mari Tereza Camargo Biderman).
Conjunto de sinos, com que se tocam peças de música; relógio de parede que dá horas com quartos, de som agradável, melodioso. (Silveira Bueno).
Conjunto de sinos, primitivamente quatro, com que se tocam peças de música. Relógio de parede que dá horas por música. (Aurélio).
Série de sinos afinados, com os quais é possível executar peças musicais. Instrumento constituído de campainhas e bolas metálicas e que uma descarga elétrica aciona, fazendo-o soar. (Enciclopédia Brasileira Globo, volume 3).
Em 3 de julho de 1892, Machado de Assis, em um jornal da época fazia referência ao cantochão e também sobre o carrilhão:
Na véspera de S. Pedro, ouvi tocar os sinos. Poucos minutos depois, passei pela Igreja do Carmo, catedral provisória, ouvi o cantochão e orquestra; entrei. Quase ninguém. Ao fundo, os ilustríssimos prebendados, em suas cadeiras e bancos, vestidos daquele roxo dos cônegos e monsenhores, tão meu conhecido. Cantavam louvores a S. Pedro. Deixei-me estar ali alguns minutos, escutando e dando graças ao príncipe dos apóstolos por não haver na Igreja do Carmo um carrilhão.
Nenhum comentário:
Postar um comentário