domingo, 18 de fevereiro de 2024

DOMINGO

UMA PÁGINA DE SAUDADE 

Quando um acróbata resolve mostrar suas habilidades, até a natureza para.

Acrobatismo (Cassiano Ricardo)

Parou o vento. Todas as árvores
quiseram ver o salto original.
Então,
quedaram-se todas
com os seus anéis azuis de orvalho,
e os seus colares de ouro teatral,
prestando muita atenção.

Foi como se um silêncio fofo de veludo
começasse a passear seus pés de lã por tudo.

Nisto uma folha
sai, muito viva, de uma rama,
e vai cair sem o menor rumor
sobre o tapete de grama.
É um louva-a-deus lépido e longo
que se jogou de um trapézio
como um pequeno palhaço verde
e lá se foi, a rodopiar,
às cambalhotas
no ar.

O texto acima foi transcrito do livro "Pingos de leitura - ensino de Primeiro Grau", das autoras Norma de Castro Leite e Maria Evangelina Generoso.

É o livro didático da quarta série, de Comunicação e Expressão.

Depois de lido o texto, há a compreensão, o vocabulário e os aspectos de linguagem.

Como havia dificuldades de consulta do vocabulário, os alunos tinham à disposição a palavra da professora e do dicionário. 

Uma amostra de uma uma aula de Comunicação e Expressão:

Compreensão

1. - Por que se quedaram todas as árvores?
    - Como se vestiam as árvores naquele momento/
    - Qual a atitude das árvores?

2. - O autor diz "silêncio de veludo e pés de lã" para mostrar que;
- havia suavidade.
- tudo estava calmo.
- havia movimentos.

3. A última estrofe conta como foi o acrobatismo do louva-a-deus.
Cite os elementos que caracterizam o salto do louva-a-deus.

Vocabulário

1. O que você entende por "salto original"?

2. Sublinhe no parêntese, a resposta certa:
- fofo, veludo, pés de lã, nos fazem pensar em coisas:
(ásperas - lisas - macias)

- trapézio, cambalhota, pequeno palhaço, nos fazem pensar em:
(acrobatismo - circo - campo)

- orvalho, vento, tapete de grama, nos fazem pensar em:
(praia - campo - deserto)

Aspectos de linguagem

1. Você acabou de ler uma poesia.
Observe bem o texto e responda:

Este texto é poesia porque:
 - tem rima e versos.
 - tem uma oração em cada linha.
 - tem expressões bonitas.

2. Complete, com uma palavra ou expressão que rime:

a) O pequeno palhaço verde, a rodopiar dava belas cambalhotas..........................
b) Em tudo se fez um silêncio teatral. Até as árvores queriam ver o salto....................
c) Gotas transparentes
    e azuis de orvalho
    pareciam brilhantes
    a pingar de cada................................

ENTRE O JOGO DE FUTEBOL E A ESCOLA

Em time que está ganhando, não se mexe.

Apesar da máxima verdadeira, foi o que ocorreu. É certo que o time, para que melhorasse, necessitava de reforços. E vieram. Só que estão sendo desperdiçados. 

Os principais foram: o ônibus escolar, a merenda, o livro didático, a tecnologia, a melhoria na estrutura da escola, a melhoria do salário dos professores, bolsa família, etc coisa e tal.

Mas a melhoria não veio. Mexeram em algumas coisas, pois fizeram o time começar a perder. Os números dos exames nacionais e internacionais são ruins quando se trata de aprendizagem de conteúdos, especialmente em matemática e língua portuguesa.

Pilares da aprendizagem

Na escola, o aluno recebe orientações dos professores; em casa, complementará com revisão e exercícios.

A memorização dos conteúdos estudados vem através da repetição dos exercícios. 

Há quem demonize a memorização. Mas é através dela que aprendemos. Aprendemos tudo nesta vida, desde as letras do alfabeto até os mais complexos assuntos, através da memorização. Memorizamos para depois aprendermos. 

É através da repetição que colocamos na nossa memória o que queremos aprender. Sem que percebamos, aprendemos um mundo de coisas. De repente, estamos com um vocabulário daquele tamanho! Gigante pela própria natureza.

Se a escola proceder com as regras que sempre deram certo, certamente estaremos produzindo verdadeiros gigantes em língua portuguesa, matemática, história etc.

Parece coisa de outro mundo que grande parte dos alunos do Ensino Médio não saiba conjugar o verbo to be, os pronomes pessoais do caso reto, elaborar pequenas frases, se desde o sexto ano estudam isso. 

É um milagre invertido. A escola precisa mexer no meio do campo, pelo menos, pois o time está perdendo. Devemos seguir as orientações dos técnicos do passado.

E viva a memorização!





Nenhum comentário:

DOMINGO

VALOR PELAS COISAS VELHAS O que constatamos é que as coisas ou pessoas velhas são desprezadas.  Quem dá valor a um carro velho? E se der o p...