sexta-feira, 20 de junho de 2008

DICIONÁRIO

PERSEGUIÇÃO

Há anos tenho perseguido a origem da palavra “sostôr”, ou seja, de onde ela veio, como foi formada etc. Eu sei e você sabe, por exemplo, que a palavra cadê veio primeiramente de “que é feito de?” Depois evoluiu para “quêde”, depois “quedê” e agora conhecemos como “cadê. O nome ficou tão famoso que virou até ferramenta de pesquisa na internet.
Outra palavra que também sei sua origem (e você também sabe) é o uso do você. “Sua origem etimológica encontra-se na expressão de tratamento de deferência "vossa mercê", que evoluiu sucessivamente a "vossemecê", "vosmecê" e você. "Vossa mercê" (mercê significa graça, concessão) era um tratamento dado a pessoas às quais não era possível se dirigir pelo pronome tu.” (Enciclopédia Wikipédia)
Disso nós sabemos, mas o sostôr...!
A perseguição à palavra continua. Não desisto fácil. Já fiz até buscas no Yahoo, e nada!
Cadê, minha gente a origem de sostôr?
Sostôr ninguém saber a origem de sostôr! Sostôr!

Um comentário:

Unknown disse...

Meu caro Xavier, em relação ao sostôr, o pior vc não sabe. Dequinha dizia assim: "SOSTORES TU"
Por esse ângulo suponho que seja um verbo, ou não?

QUADRINHAS POPULARES

Aritmética O nove dizia ao seis, Direito como o bambu: - Segundo a lei da contagem Eu valho mais do que tu. O seis, que não era idiota, Ouvi...