sábado, 30 de abril de 2011

RAÍZES

Uma das características da escola romântica da primeira fase foi o nacionalismo. Ser nacionalista significava não esquecer e defender suas raízes geográficas e culturais. Os escritores daquela época fizeram isso com a maior competência ao defenderem nossa literatura, cultura e tradições.

Transpondo para a nossa realidade, podemos observar o professor Erivan Silva, que mesmo morando em Rondônia, está ligado na terra onde nasceu.

Fez um blog para provar sua lealdade com sua terra. www.saudadesdaterrinha.blogspot.com.

Numa de suas mais reclntes postagens, ele fala de si e do colega prof. Holanda (Benedito), que tem uma vida parecida com a dele: saiu da cidade porque não tinha opções de emprego, mora fora, conseguiu, de certa forma, realizar-se profissionalmente e não se esquece de Upanema.

Recentemente, Holanda esteve em Upanema.

Erivan é professor em Nova Brazilândia do Oeste (Rondônia) e não para de estudar para se especializar em sua área. Não deixa, porém, de estudar para conseguir trabalhar noutra área. Ele, como nós, gosta do ofício de ensinar, mas também não gosta de ganhar pouco e não ser reconhecido pelos mandatários do país.

Nenhum comentário:

PROVÉRBIO

A candeia morta e a gaita à porta.