quarta-feira, 8 de junho de 2011

GREVE CADA VEZ MAIS FORTE

PROCURADORIA NÃO IRÁ À JUSTIÇA CONTRA PROFESSORES
Quanto  a um possível pedido de decretação de ilegalidade da greve dos professores, que hoje completa 35 dias, os dois auxiliares do governo Rosalba Ciarlini informam que está fora de cogitação, primeiro porque já existe uma decisão no STF reconhecendo o piso nacional do  magistério, e depois, porque o governo recebeu uma proposta dos professores, para que o reajuste salarial de 34% fosse implementado de uma vez só.
 
A proposta do governo, segundo Anselmo, é de implantar o reajuste com base no piso salarial de R$ 890,00 de forma escalonada de setembro a dezembro deste ano. O governo está aguardando o resultado da assembléia que os professores realizam, hoje de manhã, na Escola Estadual Winston Churchill.

O governo diz que das 710 escolas estaduais, apenas 20,8% estão com as aulas totalmente suspensas, enquanto 25,9% estão com suas atividades pedagógicas parcialmente paralisadas. Ou seja, segundo o governo, o percentual de escolas em greve chega a 46,7% e as que estão em funcionamento são 52,2%. 
Por ocasião da coletiva, o procurador geral do Estado, Miguel Josino Neto, informou que, atendendo decisão judicial, o governo vai  realizar ainda este ano o concurso público para a contratação de 2.400 professores, que irão atuar a partir do ano letivo de 2012, coisa que não devia estar ocorrendo se de um contingente de 19 mil professores, continuou, nove mil estão fora da sala de aula por diversos motivos. 
"O edital do concurso deve sair nos próximo 30 ou 40 dias", disse Josino, que classificou de "escândalo" e de uma "irresponsabilidade"o fato de que, através dos anos, alunos tenham ficado sem aula de Matemática, Inglês, Física e outras disciplinas.

Ele disse que a secretária estadual de Educação, Betânia Ramalho, vai elaborar um plano para tirar o Estado desse perfil, "de falta de compromisso com a educação'.
(Site do Jornal Tribuna do Norte de hoje)

Nenhum comentário:

TRINTA E UM

Trinta e um centímetros é o que falta para a sangria da barragem "Jessé Pinto Freire", a conhecida barragem de Umari.