domingo, 5 de junho de 2011

QUEM SE LEMBRA?

Nos anos 70 e 80, a árvore mais plantada na nossa cidade -se não faço uma avaliação precipitada - em frente das nossas casas era a castanhola.
Quem não tinha um pé de castanhola em frente da casa? Para se ter uma ideia, na rua onde eu morava, a Francisco Agostinho, eram poucas as casas que não tinham um na frente. Na minha tinha dois.

E o fruto da castanhola? Havia meninos que comiam com gosto. Eu nunca comi, mas vi muitas vezes os meninos atacando os pés lá de casa, sob os protestos do velho, que os enxotava porque os meninos faziam muito barulho e sujavam também.

Quem se lembra?


2 comentários:

Anônimo disse...

Ainda não morava aqui em Upanema na década de 70, tendo chegado a essa terra no dia 04 de abril de 1986, ainda tive o prazer de conhecer o prefeito da época Dr. Luiz Cândido, que soltou a sua famosa frase de boas vindas, dita de forma carinhosa com sua voz "cavernosa", - "Seja bem vindo a taba de Araquém".
Gostaria que o amigo Xavier falasse um pouco sobre a lendária figura de Araquém, contando para agente quem foi Araquém e como viviam seu povo aqui.
No que se refere as árvores de castanhola, não às encontrei com abundância por aqui quando de minha chegada. E sobre o fato de os meninos daquela época comerem bastante seus frutos, e mesmo quando alguns diziam que eram bons para se comer, vejo que na verdade, é que naquela época existia muita fome e os meninos daquela referida época não dispunham de dinheiro com tanta facilidade como têm, os de hoje, para poderem comprar: biscoitos recheados, picolés, sorvetes, balas, chicletes, pipocas e outras gulozeimas. Quero que entendam que não é preconceito meu em dizer isto. Mais já não vemos, nos dias de hoje, os meninos atirando pedras nas castanholas para comerem. Assim como também não se vêem os garotos soltos nas várzeas do rio Upanema a procura de carnaúbas para comerem. Perguntem aos meninos de hoje, se carnaúba e castanhola é fruto bom, só para terem uma idéia da resposta.
Um abraço.
Assina: Ferreira.

Amarildo disse...

Professor,era muito gostoso comer castanhola sempre que posso como alguma,mas a carnaúba essa era a minha preferida e ainda é.Sempre sparo nos canteiros de Mossoró para comer algumas.Amarildo Martins Tavare

TRINTA E UM

Trinta e um centímetros é o que falta para a sangria da barragem "Jessé Pinto Freire", a conhecida barragem de Umari.