sábado, 25 de junho de 2011

OLHEM PRA ELE

Em todas as cidades pequenas, geralmente as pessoas são conhecidas pelo apelido. 

Nem sempre os apelidos são aceitos pelo apelidado. O certo é que as pessoas não são conhecidas pelos nomes que são registrados.  Eu mesmo não era conhecido pelo atual até chegar à escola. O meu homenageado de hoje sempre foi conhecido por um nome ligado à sua profissão: motorista. José Alberto de Oliveira é o mesmo Dedé do Ônibus. Aqui o substantivo comum torna-se próprio. 

Durante seus trinta anos de trabalho, ele ficou conhecido como uma pessoa muito exigente e zeloso na direção daquele automóvel. Acordava cedo, olhava o que estava faltando, alisava, alisava, alisava o ônibus com carinho. Some-se a isso a marca de motorista altamente responsável. Motorista responsável significa dirigir pensando na vida própria e na dos outros. Pode alguém não gostar do jeitão dele duro, mas não encontrei ninguém que o acusasse de irresponsável. Motorista responsável é sinônimo de Dedé do ônibus. 

Por tudo o que falei, é que recentemente ele recebeu em sua casa homenagens de alunos e da prefeita Maristela. As honrarias que ele recebeu não foram gratuitas, mas são consequências de um trabalho de uma vida de prestação de serviço à comunidade. E vou mais além: acho que todos os motoristas precisam olhar para ele, como exemplo de serviço digno. 

Devem envergonhar-se aqueles que não assumem o volante de forma ordeira. Do contrário, preferem utilizá-lo como arma perigosa para si e para os outros. Dedé deu a lição a todos que militam naquela profissão. José Alberto, parabéns por tudo! 

(Da mais recente edição do Jornal de Upanema)

Nenhum comentário:

TRINTA E UM

Trinta e um centímetros é o que falta para a sangria da barragem "Jessé Pinto Freire", a conhecida barragem de Umari.