quinta-feira, 18 de agosto de 2011

NÃO HÁ MISTÉRIO ALGUM

No que se refere ao ensino e aprendizagem, presenciamos, diariamente, na nossa prática docente, como diriam os teóricos sabidos da Educação, as dificuldades que muitos alunos têm para aprender e apreender os conteúdos. Muito mais dificuldade a gente tem para colocar nas cabecinhas desses adolescentes o que se trabalha na sala, com os livros.

Discute-se muito a metodologia que empregamos para que esses "malditos" conteúdos cheguem e fiquem em seus cérebros. Mas digo, que não há segredo algum. O processo de ensino e aprendizagem se dá pela metodologia do feijão com arroz, adotado desde que há escola no mundo. Quem sabe o que quer na escola e da escola não olha para metodologia, não. E quem ainda não descobriu o que está fazendo na escola, o professor pode utilizar a estratégia mais avançada e paulofreiriana do mundo, que ele não irá dá preço.
Escola (de preferência boa), aluno, professor, livro, apostila, quadro, lápis, caderno, sala.  Tudo isso bem bolado e com professor e aluno com objetivos, não tem ignorância que vença tudo isso junto.


Nenhum comentário:

DEZESSEIS

Faltam apenas dezesseis centímetros para a barragem "Jessé Pinto Freire" - barragem de Umari - sangrar.