domingo, 18 de setembro de 2011

QUEM SE LEMBRA? II

Ontem no lançamento do livro de Josafá lembrei-me de uma cena do passado, não tão distante, pelo menos pra mim. Sei que eu tinha menos de quinze anos, mas não sei precisar o ano ou os anos em que Seu Lucas Carlos, juntamente com Manuel Inácio, que era pai de Josafá, um senhor de Patu e Chico Pinto ou Antônio Pinto, formavam um quarteto de jogadores de sueca, na calçada da casa de Seu Lucas. 

Como a casa de Seu Lucas era a mesma de minha tia Judite, eu costumava frequentar todos os dias. Não sai da minha memória os quatro sentados, à luz fraca do poste e uma lamparina para clarear melhor. Os caroços de feijão eram o dinheiro. Só não sei dizer se depois eles transformavam os caroços em moeda corrente.

Queda no velho

Como era de costume, Seu Mané Inácio vinha para a casa de Seu Lucas passando por trás da Igreja Católica. Sabedores disso, alguns meninos traquinos resolveram aprontar uma com o velho. Cavaram um buraco e fizeram uma armadilha pra o velho cair. Dito e feito. Quando o velho passava no mesmo lugar de sempre, Bufo! caiu. Ainda bem que não aconteceu de nada grave.

Um comentário:

Carlos Lopes disse...

Tinham também Seu Antonio Miguel ( avo de Wildimarque), Um soldado chamado Adauto, seu Adauto Gondim ( pai de ceição), seu Chico Gondim( avô de Josiel).

QUE PALAVRA!

Bátega No conto "A mulher de Preto", Machado de Assis conta que um de seus personagens foi surpreendido com uma tremenda bátega . ...