sexta-feira, 16 de setembro de 2011

TEXTO DE ERIVAN SILVA SOBRE OS 58 ANOS DE EMANCIPAÇÃO POLÍTICA DE UPANEMA

58 anos de luta de um povo guerreiro!

Fico pensando como o tempo passa! Há dez anos, sai de minha queirda cidade! Naquela época, seriam 48 anos de Emancipação Política e, ainda, pouco se tinha de alguns benefícios já existentes e que nos encaminhariam para um futuro promissor. Estou falando de Internet (messenger, orkut, blogs, facebook, web radio) Cell Phone, Câmera Digital, Sky, etc. Janeiro de 2001, sai de Upanema com a esperança de buscar meus objetivos, melhorar meu financeiro e voltar à minha querida terrinha! Mal sabia eu que, na prática, seria totalmente diferente! Deixei para trás minha família, um filho que muito amo, uma mãe se derramando em lágrimas, um grupo de amigos, todos os meus conterrâneos e, acima de tudo, uma pequena história de vida e trabalho que, aos poucos, ía aparecendo. Meu espaço ía sendo conquistado e construído a cada dia! Espaço esse que, hoje, foi levado pelo tempo! Em dez anos, mesmo estando "linkado" diariamente em minha eterna e amada cidade, muitas vezes ao ver algumas fotos dos eventos que acontecem, no Upanema Flash, me sinto perdido, fora do contexto. Perdido, porque meus amigos e conhecidos quase não aparecem mais. As fotos são, em sua maioria, dos jovens upanemenses e, dos mesmos, são poucos que conheço ou sei de quem são filhos ou outras vezes, foram meus ex-alunos no Alfredo Simonetti ou no Calazans. Mas, para mim, o que importa é estar, de alguma forma, conectado com Upanema.

Nestes 58 anos de Emancipação, algumas coisas, ainda não foram resolvidas. Mencionarei algumas e deixo as demais para que meus conterrâneos façam sua própria análise: a BR 110 virou mito, a Agência do BB que não foi instalada, o abatedouro municipal virou motivo de chacota, a não real utilização do potencial hidrográfico da Barargem de Umari, a desvalorização dos Profissionais da Educação.

O bom mesmo, nisso tudo, é que nos oito anos de Governo de Jorge Luiz, as coisas foram bem encaminhadas e, Upanema, fortaleceu sua economia, a Igreja Católica tornou-se Paróquia com um Padre para atender a comunidade, a Igreja Assembléia de Deus terminou de construir seu grande Templo Central e construiu outros mais, as pessoas passaram a tirar suas CNHs, mais e mais alunos foram ingressando nos IFRNs e nas Universidades: temos novos advogados, médicos, engenheiros, professores, enfermeiros, técnicos em diversas áreas entre outros e que são filhos de um povo humilde e tarabalhador; os professores se capacitaram e continuam se capacitando, eleições para gestores de escolas, grupo de teatro, de dança, de músicos e banda marcial, guarda municipal, a saúde deu uma alavancada, a Câmara Municipal de Vereadores transmite suas Sessões Ordinárias pela Fm 104,9, muitas casas populares foram construídas e doadas e, com isso, o comércio local se fortaleceu.

Não posso deixar de mencionar o grande trabalho da imprensa local que, também, foi instalada na minha ausência: a Rádio Liberdade Fm 104,9, o Jornal de Upanema, os blogs e as web rádios. Considero a imprensa upanemense um dos maiores saltos já dados em minha cidade! Poder ler e saber das notícias que acontecem em Upanema on line é algo inexplicável para quem vive longe! Sem este grupo de profissionais, eu não teria como expor meus posicionamentos e este artigo não estaria sendo lido por meus conterrâneos. Com o trabalho de cunho social da rádio Liberdade FM, do grupo do Jornal de Upanema, das web rádios particulares e da Assembléia de Deus e de meus amigos e corajosos blogueiros Josiel Gondim, Xavier Gondim, Silva Jr., Zé Mário, Antonio Bezerra, Luiz Jairo , Francisco Gondim, Edgar Lopes, Didil, Jander Freire e Núbio Melo, muitos assuntos de interesse coletivo foram resolvidos em Upanema.

Portanto, caros conterrâneos, quero convidá-los a, neste dia tão especial para todos nós, fazermos uma reflexão sobre tudo aquilo que já melhorou e tudo o que ainda falta ser feito em nosso município. Não pensem nunca no eu e sim no nós. Pensar individualmente não nos levará nunca a lugar nenhum! Pensem sempre no coletivo. Este sim, deve ser o olhar que nos levará rumo a um futuro promissor! Parabéns, Upanema! Terra de gente humilde, trabalhadora, guerreira e hospitaleira! Gente que nunca desiste de seus ideais. Gente que acredita que há sempre um futuro melhor para se viver!

(Do blog saudadesdaterrinha.blogspot.com)

Nenhum comentário:

PROVÉRBIO

A candeia morta e a gaita à porta.