domingo, 18 de setembro de 2011

QUEM SE LEMBRA? II

Ontem no lançamento do livro de Josafá lembrei-me de uma cena do passado, não tão distante, pelo menos pra mim. Sei que eu tinha menos de quinze anos, mas não sei precisar o ano ou os anos em que Seu Lucas Carlos, juntamente com Manuel Inácio, que era pai de Josafá, um senhor de Patu e Chico Pinto ou Antônio Pinto, formavam um quarteto de jogadores de sueca, na calçada da casa de Seu Lucas. 

Como a casa de Seu Lucas era a mesma de minha tia Judite, eu costumava frequentar todos os dias. Não sai da minha memória os quatro sentados, à luz fraca do poste e uma lamparina para clarear melhor. Os caroços de feijão eram o dinheiro. Só não sei dizer se depois eles transformavam os caroços em moeda corrente.

Queda no velho

Como era de costume, Seu Mané Inácio vinha para a casa de Seu Lucas passando por trás da Igreja Católica. Sabedores disso, alguns meninos traquinos resolveram aprontar uma com o velho. Cavaram um buraco e fizeram uma armadilha pra o velho cair. Dito e feito. Quando o velho passava no mesmo lugar de sempre, Bufo! caiu. Ainda bem que não aconteceu de nada grave.

Um comentário:

Carlos Lopes disse...

Tinham também Seu Antonio Miguel ( avo de Wildimarque), Um soldado chamado Adauto, seu Adauto Gondim ( pai de ceição), seu Chico Gondim( avô de Josiel).

DEZESSETE

A medição do que falta para a sangria da barragem de Umari continua. Agora faltam dezessete centímetros.  Parece pouco, mas falta muita água...