domingo, 22 de setembro de 2019

TV NA PRAÇA: ENFIM, UMA CONCLUSÃO

Depois de assistir à peça "Tributo a Upanema", edição 2019,  colhi da mesma alguns fatos históricos importantes. O que mais me chamou a atenção foi a da inauguração da televisão da praça.

Naquele tempo - anos 70 - não havia TV na cidade, exceto na casa de um senhor chamado Tibúrcio e mais umas duas ou três pessoas.

Assim, quem podia levar para as pessoas esse "luxo" seria a prefeitura. E foi o que o prefeito fez.

No "Tributo", quatro mulheres fofoqueiras comentam sobre a inauguração da TV que seria tal dia. E uma delas convida as colegas para a dita inauguração.

"Não perderei de jeito nenhum. Ouvi falar que vem até o governador. Depois de inaugurada, vou poder ver o pão do Chico Cuoco", disse mais ou menos nesses termos uma das mulheres.

Como eu ainda era muito menino naquele tempo e nem morava ainda na cidade, não tenho a certeza da resposta certa para a minha dúvida. Eu apenas suspeitava.

Depois de ouvir alguns testemunhos acerca do prefeito que levou a televisão pública para a Praça Padre Adelino, concluo com um nome que considero verdadeiro, tendo em vista a contundência das respostas.

Pelo menos três pessoas responderam, com convicção, que Rosvaldo Bezerra de Medeiros foi quem levou para a principal praça da cidade a televisão preto e branco, lá no meio dos anos 70. Digamos que tenha sido em 1974. 

Rosvaldo venceu o pleito em 1972 e assumiu em 1973, administrando a cidade até 1976.

Naquele tempo chamávamos os prefeitos de prefeito mesmo. Houve tempo que prefeito era alcaide ou intendente. Hoje raramente se diz prefeito, mas gestor.

Nenhum comentário:

DEZESSETE

A medição do que falta para a sangria da barragem de Umari continua. Agora faltam dezessete centímetros.  Parece pouco, mas falta muita água...