quarta-feira, 22 de abril de 2020

DESCOBRIMENTO DO BRASIL

Encarregado pelo Rei Dom Manuel (o Venturoso) de comandar uma expedição às Índias Orientais, Pedro Álvares Cabral partiu de Lisboa em 9 de março de 1500, no comando de uma frota de 13 navios e 1500 tripulantes. Em 22 de abril avistou uma elevação de terra a que deu o nome de Monte Pascoal. No dia 24 aportou no abrigo a que deu o nome de Porto Seguro, no dia 26, que era um domingo, Frei Henrique Soares rezou a primeira missa no Brasil, numa ilhazinha hoje chamada de Coroa Vermelha. Tomando posse da nova terra em nome da Coroa Portuguesa, Cabral determinou a Frei Henrique que rezasse uma segunda missa, diante de uma grande cruz plantada nas proximidades do rio que hoje se chama Mutari, o que ocorreu a primeiro de maio. (Moderna Enciclopédia Brasileira, de Ubiratan Rosa).

A história do descobrimento do Brasil vai lá nas nossas raízes quando ainda estávamos lutando para aprender as primeiras frases e as nossas primeiras contas de somar, dividir e multiplicar.

Sem entender nada, tínhamos visões do descobrimento, das caravelas chegando no Brasil e os índios asustados com aquele povo diferente.

Que tempos remotos!

Nenhum comentário:

PROVÉRBIO

A candeia morta e a gaita à porta.