terça-feira, 21 de abril de 2020

FERIADO DE JOAQUIM JOSÉ

21 de abril é a data nacional de Joaquim José da Silva Xavier, chamado o Tiradentes e primeiro mártir da Independência do Brasil. Neste dia recordamos sua gloriosa história, os seus ideais de independência, a traição de que foi vítima (foi traído pelo Coronel Joaquim Silvério dos Reis e dois outros portugueses, Malheiro do Lago e Inácio Pamplona; a sua frase histórica, quando dele quiseram saber se não se entristecia de perder a vida pela pátria nascente: "Dez vidas eu tivesse, dez vidas eu daria!"; o seu extraordinário heroísmo, chamando sobre si a culpa de todos os conjurador; o triste espetáculo de seu enforcamento, a 21 de abril de 1792, que era um sábado, às 11 horas da manhã:"o Vice-rei (Dom Luís de Vasconcelos e Sousa) ordenara o comparecimento de toda a população ao triste espetáculo... Depois de enforcado, deceparam-lhe a cabeça ao cadáver, que foi depois esquartejado... Sua casa em Vila Rica foi arrasada, salgando-se o local onde estivera, para que ali nada mais se edificasse nem nascesse planta. (Moderna Enciclopédia Brasileira, Prof. Ubiratan Rosa)

Hoje é um dos muitos feriados brasileiros. Há quem defenda a abolição desse dia como feriado. Como data histórica a ser lembrada e celebrada já são outros seiscentos.

Nenhum comentário:

DEZESSETE

A medição do que falta para a sangria da barragem de Umari continua. Agora faltam dezessete centímetros.  Parece pouco, mas falta muita água...