quarta-feira, 6 de janeiro de 2021

SANTOS REIS

Mago: Sacerdote dos medos e persas, a quem estavam confiadas as cerimônias do culto religioso. Os magos formavam um verdadeiro conselho consultivo do rei. Passavam por sábios e adivinhos, conhecedores dos mistérios da terra e dos astros. Os três reis magos, Melchior, Gaspar e Baltasar, conforme a tradição, que vieram do Oriente até Jerusalém para adorar o Menino-Deus, guiados pela luz de uma estrela. (Enciclopédia Brasileira Globo, volume 7)

Quando Moisés ficou diante do Faraó para convencê-lo de que Deus era poderoso, Arão lançou a vara e ela transformou-se em serpente.

"O faraó, porém, mandou chamar os sábios e feiticeiros; e também os magos do Egito fizeram a mesma coisa por meio das suas ciências ocultas.

Cada um deles jogou ao chão uma vara, e estas se transformaram em serpentes. Mas a vara de Arão engoliu as varas deles." Livro do Êxodo 7:11,12.

Forte

No dia 6 de janeiro de 1598, doze dias depois da  chegada, (de uma expedição do almirante Antônio da Costa Valente) começou a construção de um forte sobre os arrecifes situados nas redondezas da chamada Boca da Barra. O Forte dos Reis Magos, nome dado em virtude da data de início de sua construção, foi concluído no dia 24 de junho do mesmo ano.

Nas circunvizinhanças do forte logo se formou um povoado que, segundo alguns historiadores, era chamado de Cidade dos Reis, numa clara referência à edificação que lhe deu origem. Algum tempo depois o povoado mudou de nome, passando a se chamar Cidade do Natal. (Marcos César Cavalcanti de Morais, em Terras Potiguares)


Nenhum comentário:

PROVÉRBIO

A candeia morta e a gaita à porta.