sexta-feira, 5 de março de 2021

QUESTÃO GRAMATICAL

Relação entre os pronomes

Tu deves como comportar-te como homem.

Aqui há uma relação perfeita entre o pronome reto tu e o oblíquo te.

O conhecimento dos pronomes retos e oblíquos e a relação entre eles nos faz bons produtores de textos, mesmo os menores, como uma pequena frase como a que usei como exemplo.

Pronomes pessoais retos                               Pronomes pessoais oblíquos                             

Eu                                                                      me, mim, comigo                                                             

Tu                                                                  te, ti, contigo                 

Ele, ela                                                          lhe, o, a, si              

Nós                                                               vos, convosco

Eles                                                               lhes, os, as                                            




Nenhum comentário:

QUADRINHAS POPULARES

Aritmética O nove dizia ao seis, Direito como o bambu: - Segundo a lei da contagem Eu valho mais do que tu. O seis, que não era idiota, Ouvi...