quinta-feira, 17 de março de 2022

ADIVINHANDO CHUVA

Para termos uma ideia se vai chover, poderemos ler o que dizem os estudiosos do tempo ou então observarmos diretamente da fonte, que é a natureza. 

Segundo alguns observadores, até os gatos nos dão pistas:

– Se ele espirrar, é sinal de chuva;

– Quando arranha as unhas numa árvore ou esfrega as costas no chão significa que vai chover;

– Se ele começa a tomar banho, sinal que o tempo vai abrir;

– Se ele ronronar também dá para esperar por uma forte tempestade; 

– A direção para onde o gato vira o rosto e começa a se limpar, depois de uma tempestade, indica o lado de onde o vento vai soprar. 

...é o que acreditava H. H. C. Dunwoody, um tenente americano que trabalhava no U.S. Army Signal Service, precursor do atual órgão americano de previsão do tempo (o National Weather Service). Em 1883, ele escreveu em um livro que, infelizmente, os meteorologistas não conseguiam fazer previsões confiáveis para um período maior de três dias – por vezes, não acertavam nem o que ia acontecer nas 24 horas seguintes. E por isso, segundo ele, era melhor confiar nos instintos animais. “Gatos têm a reputação de serem sábios do tempo”, escreveu. 
Fonte: https://super.abril.com.br/coluna/cienciamaluca/gatos-conseguem-prever-o-tempo.

Se as informações acima não bastarem, podemos observar que quando o tempo está prestes a se fechar ou já quando começa a chover, os gatos procuram agasalhos. Eles se parecem com os humanos nesse item.






Nenhum comentário:

DEZESSETE

A medição do que falta para a sangria da barragem de Umari continua. Agora faltam dezessete centímetros.  Parece pouco, mas falta muita água...