sábado, 20 de abril de 2024

QUE PALAVRA!

Galga

Fem. de galgo. Cão de pernas compridas e esguio, muito empregado em caça de lebres. Esguio, magro. (Soares Amora)

Cão de talhe elevado, pernas longas, focinho afilado e muito ágil. (Aurélio)

Cão esguio e de pernas altas e finas. (Antenor Nascentes).

Encontramos a palavra "galga" em "Contos fluminenses", de Machado de Assis, mais especificamente no conto "Miss Dollar".

O autor discorre sobre a personagem principal dando muitas voltas e possíveis especulações dos leitores. Seria "uma inglesa pálida e delgada, escassa de carnes e de sangue, abrindo à flor do rosto dois grandes olhos azuis e sacudindo ao vento umas longas tranças loiras".

Mais adiante, o autor contínua:

"Suponhamos que o leitor não é dado a esses devaneios e melancolias; nesse caso imagina uma miss Dollar totalmente diferente da outra. Desta vez será uma robusta americana, vertendo sangue pelas faces, formas arredondadas, olhos vivos e ardentes, mulher feita, refeita e perfeita. Amiga da boa mesa e do bom copo, esta miss Dollar preferirá um quarto de carneiro a uma página de Longfellow, coisa naturalíssima quando o estômago reclama, e nunca chegará a compreender a poesia do pôr do sol".

Para concluir:

"A descoberta seria excelente, se fosse exata; infelizmente nem esta nem as outras são exatas. A miss Dollar do romance não é a menina romântica, nem a mulher robusta, nem a velha literata, nem a brasileira rica. Falha desta vez a proverbial perspicácia dos leitores; miss Dollar é uma cadelinha galga".

Nenhum comentário:

PROVÉRBIO

A cortiça arde-lhe o manto e fica-lhe o quebranto.