Análise imediata
A maioria dos materiais que encontramos na natureza é impura. A purificação das substâncias é feita por processos denominados processos de análises imediatas.
Catação - Este processo é empregado quando os fragmentos dos componentes são grandes e distintos e podem ser separados com a mão ou com uma pinça.
Exemplo: Escolher feijão.
Ventilação - Processo empregado quando um dos componentes é muito leve em relação aos outros e pode ser levado por uma corrente de ar.
Exemplo: Separação da casca de arroz.
Levigação - Neste processo, o componente mais leve é arrastado por uma corrente líquida, geralmente água, ficando separado do componente mais pesado.
Exemplo: Separação de pedra triturada e areia.
Peneiração - Processo empregado quando os grãos de um dos componentes são maiores que os de outro componente. Assim, a peneira é tal que deixa passar os grãos menores e não deixa passar os demais.
Exemplo: Separação de pedras e areia.
Flotação - O sistema é preparado com um líquido de densidade intermediária em relação aos componentes da mistura; assim, o componente mais leve flutua, enquanto o mais pesado se deposita no fundo do recipiente.
Esse processo pode ser usado na separação de certos minérios que absorvem óleo e não são molhados pela água; assim, flutuam, enquanto os outros vão para o fundo do recipiente.
Exemplo: Areia+serragem.
Dissolução fracionada - É adicionada à mistura um líquido que dissolve apenas um dos componentes. O componente não dissolvido é separado por filtração, depois o solvente evapora, resultando no componente dissolvido.
Exemplo: Sal+areia.
(Do Manual de Química - Difusão Cultural do Livro)
Todos os ditos acima descritos pela ciência, são executados na vida cotidiana de pessoas trabalhadoras, seja na construção civil, seja o agricultor ou a dona de casa quando cata o feijão e escolhe os bons e joga fora os que não prestam.
Nenhum comentário:
Postar um comentário