A técnica da repetição produz um efeito pra lá de eficiente nas cabeças das pessoas.
É uma técnica muito usada no comércio e aos poucos desprezada nos meios escolares.
No meio escolar muitas coisas aprendemos através da técnica da repetição dos conteúdos através dos exercícios, tanto orais quanto escritos. Na música não é diferente. As notas musicais são aprendidas e apreendidas através da infalível e exaustiva repetição.
De tanto nossa mãe repetir que deveríamos fazer o bem e não o mal, decidimos nosso futuro.
Nossa civilização está repetindo que certas coisas devem ser assim e não assado. Uma delas é que não devemos repetir para aprender. Repetem tanto essa ideia que muita gente está aprendendo isso. Hilário, não?
Nas vendas há o "compre, compre, compre", estilo Ciro Bottini.
Na feira-livre, não falta um vendedor gritando que sua mercadoria é boa, de primeira e barata:
"Se eu estivesse comprando, eu compraria esta laranja. Não é doce, porque se fosse doce eu estaria dizendo que comprasse o doce".
"A batata é boa e barata", diz o vendedor na banca de feira.
Outros gritam o nome ou nomes da empresa dos chips. Em seguida, diz o preço que é "bem baratinho".
Todos eles usam uma das belas funções da linguagem: a conativa ou apelativa.
Repetem-se os nomes dos produtos, repetem-se as palavras para que cheguem no cérebro e fiquem pregados lá, deitados, para despertarem na hora que for preciso.
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