domingo, 5 de dezembro de 2021

ENTRETENDO - EDIÇÃO DE DOMINGO

CAUSO 2 

E dizem por aí que ali havia um tesouro, escondido na casa de um velhinho todo mequetrefe.
Uma vez por mês, o velhinho que estava nas últimas, se levantava na cama e ia receber a pensão.
Aproveitando a ausência, alguns ladrões, vindos de Montevidéu, invadiram a casa.
Os ladrões buscaram e buscaram o tesouro em cada canto. A única coisa que encontraram foi um baú de madeira, coberto de trapos, num canto do porão. O tremendo cadeado que o defendia, resistiu, invicto, ao ataque das gazuas.
E assim, levaram o baú. Quando finalmente conseguiram abri-lo, já longe dali, descobriram que o baú estava cheio de cartas. Eram as cartas de amor que o velhinho tinha recebido ao longo de sua longa vida.
Os ladrões iam queimar as cartas. Discutiram. Finalmente, decidiram devolvê-las. Uma por uma. Uma por semana.
Desde então, ao meio-dia de cada segunda-feira, o velhinho se sentava no alto da colina. E lá esperava que aparecesse o carteiro no caminho. 
Mal via o cavalo, gordo de alforges, entre as árvores, o velhinho desandava a correr. O carteiro, que já sabia, trazia sua carta nas mãos. 
E até São Pedro escutava as batidas daquele coração enlouquecido de alegria por receber palavras de mulher.  (O livro dos abraços, Eduardo Galeano)

QUEM SE LEMBRA?

Histórias de assombração

As histórias de assombração fazem parte do imaginário das pessoas mais antigas. Elas constituíam parte do divertimento das pessoas.

CHUVA - Foi de 5mm a precipitação pluviométrica de ontem pela tarde.

HUMOR - Eu arrumava minha filha de 5 anos para ir ao jardim de infância. Aquele seria o dia de tirarem fotos na escola, então sugeri que ela levasse a escova de cabelo. Como eu estava preocupada com uma infestação de piolhos, recomendei diversas vezes que não emprestasse a escova a ninguém. Expliquei a ela o motivo e todo o trabalho que teríamos. Ela entendeu e, no fim do dia voltou para casa radiante.
- Mamãe - disse, toda orgulhosa. - Não emprestei a escova. Eu mesma escovei os cabelos de todos! (Seleção de Seleções - maio de 2011)


Nenhum comentário:

POESIA

O que disse o luar Ao contemplar o luar Naquelas alturas Indaguei-o sério Sobre o que fazia Naquela longe lonjura. Apenas continuou Naquela ...