sábado, 4 de dezembro de 2021

QUE PALAVRA!

Celso
Excelso, sublime (Aurélio)

Elevado, alto, sublime, sublimado, excelso. Celso - personativo. (Diconário Escolar das dificuldades da Língua Portuguesa - Cândido Jucá Filho)

Filósofo grego de afinidades platônicas (séc. II). Combateu o cristianismo, principalmente através do argumento de que o Deus dos cristãos não é imutável, pois que toma iniciativas e decisões novas de acordo com as circunstâncias. Sua única obra Verdadeira Palavra, é mais conhecida por Discurso de Celso, tendo merecido a crítica de Orígenes no seu Contra Celsum, e a moderna restauração do original, feita pelo teólogo suíço Keim (1873)

Áulio Cornélio Celso - Autor romano (séc. I), célebre pela valiosa compilação de uma enciclopédia sobre agricultura, medicina, ciência militar, direito e filosofia, da qual restam apenas 8 livros sobre medicina.

Afonso Celso de Assis Figueiredo - Conde de Afonso Celso - Romancista e poeta brasileiro(1860-1038) Nasceu em Minas Gerais. Dotado de delicada e fina inspiração, estilo vibrante, foi uma das figuras mais simpáticas de nossas letras. Foi agraciado com o título de conde pelo sumo pontífice; era oficial da Legião de Honra da França e membro da Academia de Ciências de Lisboa. Sócio-fundador da Academia Brasileira de Letras, ocupava ali a cadeira nº 36. Escreveu Prelúdios (1875); Poemetos (1880); Minha filha (1893); O imperador no exílio (1893); Por que me ufano do meu país (1901); Trovas de Espanha (1904); O Visconde de Ouro Preto (1935) etc. (Enciclopédia Brasileira globo, volume 5)

Públio Juvêncio Celso - Um dos eminentes juristas romanos (67-130), cujas obras estão totalmente perdidas. Conhece-se seu pensamento através da frequente citação de outros jurisconsultos. (Enciclopédia Brasileira globo, volume 3)

Nenhum comentário:

PROVÉRBIO

A cabeça manda os membros.