domingo, 31 de maio de 2020

ENTRETENDO - EDIÇÃO DE DOMINGO

Para não mofar, precisamos nos reinventar. 

No contexto em que vivem as pessoas que precisam ficar em casa ou sair em último caso, não dá pra ficar reclamando da situação. É preciso a gente aprender a se rebolar e se reinventar nos costumes. A coisa fica mais difícil principalmente quem era muito livre, que usava a liberdade até de uma maneira abusiva. A esses, muita paciência e muita calma na hora de agir, pois se ficarmos bebendo do veneno midiático de manhã à noite, até parece que não vai ter fim.

QUEM SE LEMBRA?

Casa de taipa - "O povoado triste e de todo decadente, reflete o mesmo abandono, traindo os desalentos de uma raça que morre,  desconhecida à história, entre paredes de taipa." (Os sertões, página 111, Ediouro).
A descrição acima é do povoado de Monte Santo, pintado por Euclides da Cunha. Casas de taipa ainda é uma realidade no nordeste brasileiro. Antigamente era comum casas de taipa até na zona urbana. Nos idos de 70, em Upanema havia poucas casas de alvenaria. Umas eram apenas metade e metade. Ou a frente era alvenaria e o resto, taipa.

A SEMANA 

Governo do Estado ajusta o decreto original de março sobre a paralisação das aulas no Estado por causa do corona. Agora esticou o recesso até o dia 6 de julho.

Chuva - Choveu 65mm no domingo passado. Na semana 128mm.
Ontem: 63mm.
Na sexta-feira, 22, 5mm.
No mês de maio choveu 302mm.

Vacina - A vacina contra o influenza continua até o dia cinco de junho. É a última etapa.

Enem - As inscrições do Enem terminaram na quarta-feira, 27.

Piso salarial dos servidores da Educação - Com muito atraso, foi aprovado o piso dos servidores da Educação. "A governadora Fátima Bezerra sancionou nessa sexta-feira (29) o projeto de lei que garante a correção de 12,84% do Piso Salarial 2020 da Rede Estadual. A sanção foi publicada no Diário Oficial do Estado (DOE) deste sábado, 30 de maio, dois dias após a aprovação do PL pelos deputados na Assembleia Legislativa. Agora, conforme o acordo negociado, o pagamento da primeira parcela de 3% sairá no salário de junho. Em outubro será quitada a segunda parcela de 3% e a terceira, de 6.363%, em dezembro deste ano. O retroativo virá em 11 parcelas, de fevereiro a dezembro de 2021. (www.sintern.org.br)

EXPRESSÃO DO UPANEMÊS

Amigo secreto: Brincadeira de troca de presentes com bilhetinhos sorteados. Apesar de ser secreto, nem sempre as pessoas aguentam não dizer o nome do amigo sorteado. Assim, torna-se um amigo descoberto.

MÊS DE MAIO - O mês está no fim. É um mês de poesia: dia das mães, casamentos, só de puros sentimentos. Na agricultura: escasseiam as chuvas e há dias mais frescos; podem ocorrer geadas em algumas localidades.(Almanaque Renascim - 1986)

SAÚDE

Pão - O pior pão é o quente, devido ao fermento e problemas digestivos que pode gerar. "Muita gente desce ao sepulcro prematuramente por causa do pão que come", afirma Durval Stockler de Lima. (Livro Cuide de sua saúde, Jaime Bruning).

HUMOR

Piadas de Caby: O ex-presidente da Câmara Municipal, Janúncio Soares, ocupava espaço em plenário para fazer uma análise da situação econômica do país. "Colegas presentes, acho que se o ex-falecido presidente Tancredo Neves estivesse vivo, a situação séria outra. O povo não estaria passando fome.". (Mancha 7, pág. 27, Caby da Costa Lima)

Live - Toda live é ao vivo. Nesta semana ouvi um laivista dizer: A minha live vai ser ao vivo.

LINGUAGEM

Muitos falantes da língua-pátria que não dominam outras línguas estão de acordo que só temos obrigação de falarmos bem a nossa língua. Entre eles estava o humorista e escritor Ariano Suassuna.

Um dos segredos de uma boa redação.   Utilizar rascunho. Nunca escrever um texto definitivamente. Refazer quantas vezes for preciso e o tempo permitir. Só depois é que se dá a redação final. Machado de Assis era mestre em refazer e costurar textos.

O valor do adjetivo. Bela mulher é mulher distinta. Mulher bela é mulher bonita.
Bom rapaz é rapaz ingênuo. Rapaz bom é rapaz virtuoso.
Grande homem é homem eminente. Homem grande é homem alto.

Dicionário: amigo inseparável do leitor, principalmente do leitor pesquisador.

Dito popular do upanemês - Vai chover e não tem lenha.
Explicando o ditado: antigamente a maioria das famílias cozinhavam com lenha. Daí a expressão "fogão a lenha", que virou até nome de música. Se chovesse, além de dificultar a busca da lenha, mesmo que pudesse buscar, ela estaria molhada.

COMPORTAMENTO

Boas maneiras - As chamadas boas maneiras, base da civilização ou urbanidade, quando autênticas, e não simples verniz, decorrem de uma eficiente auto-educação: além da civilidade propriamente dita, a amabilidade, a cortesia, a tolerância, a bondade são, em última análise, boas maneiras. Eis algumas:
Nunca olhar duramente para quem nos olha.
Nunca ofender os ouvidos de quem nos ouve.
Nunca perturbar as atividades de quem convive conosco.

Mofar-se: Tem gente que de tanto ficar em casa, até parece que vai mofar. São os costumes de quem vive solto desde novo.

POLÍTICA

Os vices - Os pré- candidatos a prefeito da cidade já podemos dizer que é uma realidade, mas os vices... É mais especulação do que informação segura. Há mais vontade que realidade. Há muita conversa e promessa. Para que pressa?

POESIA

Mudança de hábito

Vício é hábito
Um mau hábito
Habitado entre nós.

Mudar hábito viciado
Dá trabalho à beça
Pois o que é mau
Pra sair de nós
Não tem pressa.

Um mau hábito
Atrapalha a vida
De si e dos outros
Não leva o progresso
Tampouco o sucesso.






Nenhum comentário:

PROVÉRBIO

A consideração é inimiga dos apetites.