sexta-feira, 13 de agosto de 2021

COISAS DA LÍNGUA

Neologismo - É a palavra que se introduz na língua para traduzir uma ideia para a qual não havia ainda o termo correspondente. A condição essencial para se criar um neologismo é a sua necessidade. Os neologismos científicos formam-se em geral com o auxílio de radicais gregos ou latinos. Por exemplo: pediatria, telefone, cefalalgia. Na formação dos neologismos literários é preciso levar em conta os processos de comparação e derivação próprios da língua. Dentre os neologismos literários, alguns lograram aceitação completa. Exs: locutor, motorista, arqueiro, zagueiro que substituíram os estrangeiros "Speaker", "chauffeur", "keeper", "back". (Tira-dúvidas de Português)

A produção de neologismo é diária. No campo político, seara que produz novos líderes em tempos curtos, adiciona-se qualquer ismo diante do nome do cujo, e já se forma um neologismo.

É assim com palavras pertencentes a outras áreas do conhecimento, como o esporte, a religião, os comportamentos em geral, as filosofias. A criação de um neologismo não é exclusividade de ninguém. Até quem não sabe ler é capaz disso. Se o criador do novo neologismo for um ilustre conhecido, os dicionaristas captam e os acrescentam aos antigos verbetes. 

Nenhum comentário:

TRINTA E UM

Trinta e um centímetros é o que falta para a sangria da barragem "Jessé Pinto Freire", a conhecida barragem de Umari.