domingo, 29 de agosto de 2021

ENTRETENDO - EDIÇÃO DE DOMINGO

A cana-de-açúcar

Uma das grandes riquezas de Pernambuco é a cana-de-açúcar.
A cana-de-açúcar é originária da Ásia. Levada para a Europa, espalhou-se pelo resto do Mundo. 
Foi plantada na ilha da Madeira e, de lá, Martim Afondo de Sousa trouxe-a para o Brasil, sendo cultivada em São Vicente e Itamaracá.
De São Paulo e Pernambuco a cultura da cana-de-açúcar às demais regiões, hoje Estados brasileiros. 
A cana é um vegetal de folhas compridas e ásperas, de casca lisa e dura, verde ou amarelada depois de madura, de gomos brancos, separados por uma espécie de nós duros, e cheios de um caldo muito doce.
É planta de clima quente e solo rico. Chega a atingir seis e até oito metros de altura, e cresce em touceiras. Quando está madura, é cortada. 
As socas ou cotos que ficam na terra, brotam novamente, formando outros canaviais. 
A cana-de-açúcar dá-nos o açúcar, a rapadura, o melado, a garapa ou caldo de cana, o álcool, a cachaça ou parati.
Pernambuco possui muitas usinas modernas para o fabrico do açúcar e do álcool, sendo que as três maiores são: a Destilaria Central e as usinas de Catende e Santa Teresinha.
Em várias cidades do interior do Estado ainda se encontram em funcionamento alguns banguês. Os banguês são antigos engenhos de açúcar cujas engrenagens são de madeira.
Isto no sertão, porque na zona da mata os engenhos modernos são dotados dos mais aperfeiçoados maquinismos, dando a Pernambuco o segundo lugar como produtor de açúcar no Brasil. (Infância Brasileira, terceira série)

CERTAMENTE - Certamente alguns dados do texto acima foram modificados ao longo desses sessenta e um aninhos. Pernambuco ainda é a terra da produção de açúcar. Isso não se tem dúvida. Pode ser que algum dado acima tenha mudado. O leitor tem a capacidade de conhecê-los, caso interesse. A grande rede está aí balançando.

Soldado - Somos todos. Todos vivem na luta, em defesa de uma causa, seja pelo bem ou não.

HUMOR - Um louco afirma: Olha, eu tenho duas coisas ótimas! A primeira é minha memória. A segunda...já não me lembro mais. (Folhinha do Sagrado Coração de Jesus)

Nenhum comentário:

TRINTA E CINCO

Pela medição de hoje pela manhã, a sangria da nossa barragem está a trinta e cinco centímetros para sangrar. Basta um empurrãozinho que vai.