domingo, 22 de agosto de 2021

ENTRETENDO - EDIÇÃO DE DOMINGO

Folclore - Chama-se folclore o conjunto de atividades, de maneiras de sentir, pensar e agir das camadas populares de uma região. O termo original em inglês, folklore, significa "pensamento popular", saber vulgar". Foi criado pelo estudioso inglês William John Thoms, em carta que dirigiu à revista The Atheneum, editada em Londres. A carta foi publicada em 22 de agosto de 1846. Já em nossos dias foi convencionado que a data de 22 de agosto seria comemorada  em todo mundo como o Dia do Folclore, em homenagem à criação dessa palavra.
Para o criador da expressão, William John Thoms, folclore significa o conjunto das antiguidades populares. O conceito se dirigia especialmente aos objetos da arte popular, aos artesanatos. Mas na sua famosa carta, Thoms cita também os usos, costumes, cerimônias, crenças, romances, refrãos, superstições, etc. dos tempos antigos. O folclore abrange, pois, uma gama imensa de fatos, de maneiras de pensar, de sentimentos do povo. 

HUMOR - Um turista pergunta a um morador de uma cidadezinha:
- O clima aqui é bom?
- Se é? Quando eu cheguei aqui, meus olhos não se abriam, não tinha um fio de cabelo, não falava e tinha de ser carregado de um lado para outro.
- Incrível a sua recuperação! E há quanto tempo o senhor está nesta cidade?
E o outro com ares de gozador:
- Eu nasci aqui!

Nenhum comentário:

QUADRINHAS POPULARES

Aritmética O nove dizia ao seis, Direito como o bambu: - Segundo a lei da contagem Eu valho mais do que tu. O seis, que não era idiota, Ouvi...