domingo, 15 de agosto de 2021

ENTRETENDO - EDIÇÃO DE DOMINGO

Dias festivos

Além dos dias feriados que lembram fatos ou personagens da nossa História, festejamos outras datas como:

1° de janeiro - Dia da confraternização Universal, isto é, o dia em que todos os povos mostram seus desejos de viver em paz, como irmãos, unidos pelo mesmo sentimento de amizade.

2° Domingo de Maio - Dia das Mães, quando homenageamos nossas mães, as criaturas que nos deram a vida, que nos amamentaram, que se sacrificaram por nós, que nos amam como ninguém, que tudo fazem pela nossa felicidade.

13 de Maio - Dia da Abolição da Escravatura, quando festejamos o fim da escravatura negra no Brasil. Neste dia, no ano de 1888, a Princesa Isabel, filha do Imperador Dom Pedro II, assinou a Leia Áurea que declarou não existirem mais escravos em nossa terra.

3° domingo de Julho - Dia dos Pais, quando festejamos nossos pais, que trabalham para nós, para nossa felicidade, que nos dão tudo que é necessário para viver, que nos educam, que fazem todos os esforços para termos um bom futuro. (Comemorada hoje no segundo domingo de agosto)

25 de Agosto - Dia do Soldado, quando festejamos os militares de terra, homenageando Luís Alves de Lima, o Duque de Caxias, nascido neste dia, em 1803, e Patrono do Exército brasileiro.

21 de Setembro - Dia da Árvore, quando festejamos a árvores, e os vegetais em geral, que nos dão os alimentos; as fibras com que fabricamos os tecidos que servem para fazer nossas roupas; a madeira aproveitada na construção de nossas casas, nossos móveis e tantas outras coisas úteis, que nos fornecem muitos remédios para nossas enfermidades.

12 de Outubro - Dia da Criança e Dia da América, quando festejamos as crianças, que serão os futuros homens e mulheres, aqueles que trabalharão amanhã para que o Brasil seja mais rico e mais forte do que hoje. E relembramos a descoberta da América por Cristóvão Colombo, no ano de 1492.

15 de Outubro - Dia do Mestre, quando prestamos homenagem aos nossos mestres, que, com toda a paciência, dedicação e carinho, nos ensinam e educam.

23 de Outubro - Dia do Aviador, quando festejamos os que se dedicam `Aviação, homenageando Alberto Santos Dumont, o Pai da Aviação, o inventor do aeroplano ou avião.

2 de Novembro - Dia dos Finados, quando prestamos a homenagem de saudade e respeito aos nossos mortos, àqueles que viveram, trabalharam e se sacrificaram por nós. 

19 de Novembro - Dia da Bandeira, quando festejamos a Bandeira Nacional, criada no ano de 1889 para substituir a antiga bandeira do Império.

13 de Dezembro - Dia do Marinheiro, quando homenageamos os militares do mar, festejando a memória de Joaquim Marques Lisboa, Marquês de Tamandaré, o Patrono da Marinha brasileira e  que nasceu neste dia, no ano de 1807.

25 de Dezembro - Dia de Natal, festejado pelos cristãos de todo o mundo, por ter nascido nesta data o fundador do Cristianismo, Jesus Cristo. (Infância Brasileira, Terceira série)

Armas (Fagundes Varela)

Qual a mais forte das armas,
A mais firme, a mais certeira?
A lança, a espada a clavina,
Ou a funda aventureira?
A pistola? O bacamarte?
A espingarda, ou a flecha?
O canhão, que em praça-forte
Faz em dez minutos brecha?

- Qual a mais firme das armas? - 
O terçado, a fisga, o chuço,
O dardo, a maça, o virote?
A faca, o florete, o laço,
O punhal, ou o chifarote?...

A mais tremenda das armas,
Pior que a durindana,
Atendei, meus amigos:
Se apelida - a língua humana! - 

ELA SUMIU - Ela sumiu no tempo certo. Nesses dias, sentimos o cheiro dela, mas não veio. Só virá no tempo certo.

HUMOR

O doido estava no hospício escrevendo uma carta, quando o médico chegou, viu e pensou:
- Poxa, esse cara já deve estar bom. Tá até escrevendo carta!
Chegou pro doido e perguntou:
- Pra quem é essa carta?
- Ah, é pra mim mesmo, doutor. Eu nunca recebo cartas de ninguém.
- E o que está escrito nela?
- Como vou saber? ... ainda não recebi! (Folhinha do Sagrado Coração de Jesus)


Nenhum comentário:

DEZESSEIS

Faltam apenas dezesseis centímetros para a barragem "Jessé Pinto Freire" - barragem de Umari - sangrar.