domingo, 5 de setembro de 2021

ENTRETENDO - EDIÇÃO DE DOMINGO

Para ser um homem (Sérgio D. T. Macedo)

A gente quando é criança acha bonito uma porção de coisas feias. O menino acha bonito fumar, por exemplo. Mas é porque os meninos não sabem como o fumo prejudica o organismo. O hábito de fumar prejudica a circulação do sangue e pode causar sérias feridas, chamadas úlceras, nos lábios e no estômago.

O uso do cigarro, do charuto ou do cachimbo, diminui o apetite e perturba a digestão. Nas crianças, prejudica o crescimento. Se você quer ser um homem forte, não fume. Da mesma forma, quem quiser ter êxito na vida não deve beber. O álcool leva sempre ao hospício. O uso de bebidas com álcool estraga o homem e faz o moço parecer velho. Causa a tuberculose e uma porção de moléstias tristes. 

A saúde é o bem maior deste mundo. E só poderemos conservar nossa saúde não tendo vícios e praticando esportes. 

Os exercícios esportivos impedem as moléstias, fortalecendo o corpo, e garantem a saúde. 

O Brasil precisa de filhos fortes e sadios, de corpo e alma. 

Só se poderá ser sadio de alma, sendo sadio de corpo porque a alma está ligada ao corpo. 

Devemos todos, pois, fazer exercícios. O exercício melhor, porque é o mais completo, é a natação. Nadar dá "muque", é verdade. Nem sempre, porém, "muque" é sinal de fortaleza.

A natação mexe com todos os músculos e órgãos e desenvolve todos eles ao mesmo tempo. , harmoniosamente. 

A natação dá, com certeza, saúde e força. Se você quer ser um brasileiro útil à sua pátria em qualquer profissão - porque em todas as profissões pode-se servir à pátria - se você que ser brasileiro de verdade, ame a pátria acima de tudo, não consinta que se fale de seu povo, tema a Deus e cumpra os seus deveres, custe o que custar!

MANUAL - O texto acima é um pequeno manual de conselhos práticos dirigidos especialmente a pessoas na tenra idade. Foi extraído do livro "Infância brasileira", terceira série primária, da Companhia Editora Nacional, em São Paulo, no ano de 1960. 

MUQUE - Na gíria. significa força muscular, 

HUMOR - Duas amigas se encontram:
- Puxa, que linda pulseira de ouro você está usando! - comenta a primeira.
- Obrigada, foi presente de aniversário do meu marido, mas não é de ouro!
- Você conhece metais?
- Não, conheço bem o meu marido! (Da Folhinha do Sagrado Coração de Jesus)


Nenhum comentário:

AGORA FALTAM VINTE E DOIS

Ainda faltam vinte e dois centímetros para o transbordamento das águas da barragem de Umari. Tem sido uma luta medonha a sangria daquela bar...