sábado, 25 de setembro de 2021

QUE PALAVRA!

Castanholas - Instrumento de percussão: duas peças de madeira ou de marfim que, ligadas entre si,  e aos dedos ou pulsos do tocador, por um cordel, se entrechocam. (Aurélio)

Há, também, o verbo castanholar: Fazer soar à maneira de castanholas. Tocar castanholas. (Soares Amora)

Sofrível é encontrarmos uma definição para a palavra castanhola como árvore. Pelo menos em dicionários convencionais não está disponível nada a respeito. Encontramos o que segue na grande e maravilhosa rede: 

"Ela dá um fruto onde é carnoso ao redor de sua semente que é grande, mais ou menos 3-5 cm e muito dura, que quando quebrada tem uma amêndoa, como se fosse uma parte branca do coco do coqueiro, com o gosto que lembra o do palmito. A parte carnosa tem um gosto azedo e o coquinho não é muito saboroso. Dão às praças do Rio de Janeiro a aparência de Paris, principalmente no outono. É ornamental. É conhecida como amendoeira tropical, pois sua amêndoa, que tem dentro da semente é bem parecida com a da amendoeira." Leia mais em www.queplantaeessa.com.br/castanhola-terminalia-catappa.

O fruto da castanhola era comido por meninos famintos ou não. Uns comiam apenas pela diversão de derrubarem os frutos nos pés de castanhola alheia. Outros, não duvido, que saciavam a fome, pois o fruto tem uma parte carnosa e vermelha, além de um coquinho dentro da parte dura, depois da carnosa. Umas boas pedradas era bastante para chegar até o coco. 

Suas sombras são maravilhosas. E mais: são plantas de vida longa.



Nenhum comentário:

TÉCNICA DE VENDA E APRENDIZAGEM

A técnica da repetição produz um efeito pra lá de eficiente nas cabeças das pessoas. É uma técnica muito usada no comércio e aos poucos desp...