domingo, 26 de setembro de 2021

ENTRETENDO - EDIÇÃO DE DOMINGO

Crepúsculo no pampa (J. Simões Lopes Neto)

A estrada estendia-se deserta; à esquerda os campos desdobravam-se a perder de vista, serenos, verdes, clareados pela luz macia do sol morrente, manchados de pontas de gado que iam se arrolhando nos paradouros da noite; à direita, o sol, muito baixo, vermelho-dourado, entrando em massa de nuvens de beiradas luminosas.

Nos atoleiros, secos, nem um quero-quero; uma que outra perdiz, sorrateira, piava de manso por entre os pastos maduros; e longe, entre o resto da luz que fugia de um lado e a noite que vinha, peneirada, do outro, alvejava a brancura de um joão-grande, voando sereno, quase sem mover as asas, como numa despedida triste, em que a gente também não sacode os braços...

Foi caindo uma aragem fresca; e um silêncio grande, em tudo.

................................................................................................................................................

E entrou o sol; ficou nas alturas um clarão afogueado, como de incêndio num paiol; depois o luso-fusco; depois, cerrou a noite escura; depois, no céu, só estrelas... só estrelas... (Do livro Contos Gauchescos)

ANIVERSÁRIO DE PATU - Mais de um século depois de seu povoamento, Patu tornou-se município do Rio Grande do Norte, desmembrando-se de Martins através da Lei número 53, de 25 de setembro de 1890. (Marcus Cesar Cavalcanti de Morais, do livro Terras Potiguares)

HUMOR

Na feira de arte, o turista escolhe um quadro:
- Gostei! Vou levar este!
- O senhor fez uma ótima escolha! Essa tela me custou dez anos de vida! - diz o pintor.
- Caramba! Dez anos! Deve ter dado um trabalhão! - diz o comprador.
- Ô se deu!... foram dois dias para pintar e o resto para conseguir vender! (Folhinha)

Nenhum comentário:

TRINTA E UM

Trinta e um centímetros é o que falta para a sangria da barragem "Jessé Pinto Freire", a conhecida barragem de Umari.